LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador flor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador flor. Mostrar todas as postagens

17 setembro 2020

RESISTE PANTANAL!

RESISTE PANTANAL!


 " Todas as tardes

rego as plantas de casa.

Peço perdão às árvores
 pelo papel em que planto
                                   palavras de pedra
                                   regadas de pranto.
                                                        (Astrid Cabral) 
Mas que resistas, Pantanal em tuas muitas vidas, bichos e plantas, na luta assombrosa da minha Pátria e na ferida aberta de nosso coração que sangra!

11 agosto 2015

AZUL AZUL

AZUL AZUL
"Eu hoje estou azul! 
...Os dedos são azuis, longos e delicados.
O perfume é azul nas pétalas de rosas
Como o sumo é azul nos frutos sazonados.
Azul sem dimensão, do polo Norte ao Sul,
... e eu toda me deslumbro olhando o intenso azul.
... é azulada a Vida
Porque o Tempo, do azul, faz as horas azuis.
O azul impõe-se, alastra, exorbita-se, é rei:
Transborda cada vaga, inunda cada palma...
De tudo ser azul ( tão azul!) eu nem sei
Se o meu corpo é azul ou se é azul  minha alma.
... Vâo se tornando azuis as verdades e os sonhos 
 ...Azul do abismo fundo à cor dos infinitos
Sem o deter ninguém, sem nada que o anule.
... Azul os mundos e eu
... Azul sempre maior, em turbilhões, aos gritos
 Azul o próprio Deus que fez o azul, azul."
trechos de "POEMA AZUL" - de Maria Helena em resposta à J.G. de Araújo Jorge

09 agosto 2015

ROSEMARY BROWNE - pra você.

Flor?  Estrela? 
Seja como for...um mimo para Rosemary Browne  que dedica suas horas ao trabalho com pacientes crônicos que residem numa instituição hospitalar.
Eu  desenvolvo em consultório e ambiente escolar, um atendimento bastante similar,  com PcD, portadores de necessidades especiais -PNE- sigla que considero mais adequada.



Às vezes, ela trabalha com os internos, alguns dos modelos que publiquei aqui no blog; depois, gentilmente, envia para mim registros do que desenvolveram. Alegrias lá e cá!
Assim sendo, ofereço em resposta às palavras dela, esse origami que criei especialmente para Rosemary, fã das estrelas Ray, também feitas de um pentágono. Me parece uma boa troca:
"Obrigada por toda sua contribuição ao nosso mundo do origami, eu só queria agradecer."
(A seguir, acrescento o diagrama belamente desenhado por Hidemi Tokui, posterior à postagem do fotograma - que mantive abaixo. )
DIAGRAMA :

FOTOGRAMA:
E se deixarmos as laterais de cada ponta, fechadas, o visual ficará assim: 



Felizes dobras, Rosemary - para você e todos os pacientes.



22 janeiro 2015

FLÔ di BEM QUERENÇA

Flô di bem querença é "flô", mas é também estrela. E  feita com pouquíssimo papel. Nunca escondi minha simpatia pelos triângulos. Guardo-os sempre que sobram em algum envelope para uso futuro. Essa "flô", nasceu primeiro estrela, a das pontas alongadas. Depois, com apenas uma dobra a mais, ela se arredonda e ganha outro formato. E floresce.



TUTORIAL( para o formato estrela)
O primeiro fotograma é para a de pontas alongadas, parecendo uma estrela com flor ao centro. Usei 3 quadradinhos de papel divididos ao meio. Assim, obtive 6 triângulos, dos quais um foi dispensado, pois só são necessários 5. Dá até para fazer com apenas 4 triângulos, mas eu tenho preferência por números ímpares, de modo que achei agradável o resultado com 5 triângulos.
No passo 11 é opcional fazer ou não o curler. Com algum objeto finíssimo e cilíndrico, é só enrolar a pontinha com cuidado para dentro, conforme a foto.
13 - O bolso do lado esquerdo, deve ser aberto para melhor acomodação da ponta que iremos introduzir.
15 - A ponta do módulo à esquerda é guardada no bolso do módulo à direita, até ficar como no passo 16.
17 - Arredonde mais uma vez como foi feito no passo 14, só que agora na junção dos módulos.
O mesmo procedimento é feito para conectar os três módulos restantes até termos o resultado abaixo: 





TUTORIAL ( para o formato "flô"):
Aqui, o caminho é praticamente idêntico do acima, com apenas o arredondamento da ponta, que fica menor.
Também pode ou não ser feito o curler na pontinha da aba direita, isso é opcional. Para usar o curler, a pressão sobre as camadas do papel no encaixe, fará com que deslizem, sendo indicado o uso de cola para firmar. Sem o curler, todas as camadas serão lisas e planas, se encaixam com perfeição e podem ser fixadas apenas pelas dobras.


A quem interessar possa: a foto acima foi tirada sobre a capa do livro "Espero alguém" de Fabrício Carpinejar. Indicação deliciosa. Leiam, reflitam, divirtam-se, transformem-se. Banho de poesia!
 Em verde, a "flô" vista pelas costas...


14 novembro 2014

PROJETO GIRAMÓDULO - GALERIA 16 - InfinitOrigami

E nosso Projeto continua pelo mundo. Mais e mais modelos chegando, sendo criados, estimulando a produção de cada um. Em breve, ainda mais novidades. A galeria de hoje apresenta trabalhos belos antes de tudo por sua simplicidade. Meire Hirata, em mais uma elegante criação, já tem trabalho exposto na Galeria 4 do Projeto; agora, contribui com uma flor de linhas a um só tempo simples e sofisticadas.  Hidemi Tokui, também dobrou uma linda estrela com apenas quatro módulos  e enriquece a galeria com sua belíssima idéia. Hidemi: que essa estrela te guie na direção exata do que deseja encontrar. Carinho.

 MEIRE HIRATA - NAGOYA CITY - JAPÃO
 modelo: FLOR JULIANA

HIDEMI TOKUI - PETRÓPOLIS - R.J.
modelo:






23 agosto 2014

FLÔ di ENCANTAMENTO

Flor? Estrela? Mandala? Feita em um só papel eneagonal, essa forma serve como apoio para luminária, ou pode ainda ter o miolo fechado, adquirindo aspecto mais trançado, como pretendo mostrar em breve.




11 agosto 2014

DALI COLLECTION

Para quem está pelo Rio, a exposição de Dali continua no C.C.B.B até 22 de setembro e precisa ser vista. Ela aborda a vida e obra de um artista q transita com imensa naturalidade entre estilos e técnicas. 
Me apaixonei por seus céus, e pelas flores e frutas. Saí de lá de alma leve, e intrigada com a metamorfose de sua arte. Explorei então algumas possibilidades (nas quais continuo a trabalhar) e pedindo licença ao seu talento, faço uma homenagem a esse artista genial.

Abaixo, com clara inspiração naqueles bigodes singulares...




"Estou pintando quadros que me fazem morrer de alegria, estou criando com absoluta naturalidade, sem a menor preocupação estética, estou fazendo coisas que me inspiram com uma profunda emoção"...Salvador Dali