LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador CASA de PÁSSAROS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador CASA de PÁSSAROS. Mostrar todas as postagens

14 setembro 2014

CASA de PÁSSAROS ( complementação)


 CASA DE PÁSSAROS 
Conforme prometido, aí vão algumas complementações para que a casinha de pássaro fique diferenciada. Pode ser usada para marcador de páginas, no Feng Shui, como ornamento para festas, móbile, etc. O tutorial para fazê-la está duas postagens atrás. Aqui, só trato de "como enfeitar o pavão", rs. Variações mínimas que podem fazer grande diferença dependendo da função na qual será usada. 
Por exemplo, acrescentando um puleiro, com um pequeno rolinho de papel inserido no centro da flor.

TUTORIAL para complementos possíveis: 
1- Para obter um telhadinho em relevo: abra as dobras
2- Refaça-as, apoiando um ponto amarelo  no outro. 
3- Repita do outro lado.
4- Fica assim.
5- Mas pode ser que você queira acrescentar calhas à casinha. É só fazer duas v.f. conforme a foto.
6- E para um pequeno acabamento tipo calçada, abra as dobras laterais.
7 - Vire o modelo e faça as dobras indicadas.( no lado direito, já completo; no esquerdo, em processo)
8 -Veja como fica. 
9 - Vire novamente a casinha e refaça as dobras desfeitas no passo 6.
10- Insira-as por baixo da coluna central para um bom acabamento. 
11- Mas se você quer usar a CASA de PÁSSAROS como bookmark, insira a ponteira (que já ensinei a fazer aqui no blog em diversas postagens de marcador.)
12- Assim.
13- Ela pode ir até a parte mais alta.
14- Ou pode-se acrescentar um charmoso coração na chaminé:
15- Faça a marcação
16- E desdobre-a a seguir.
17- Então, siga as dobras indicadas na foto, embutindo a pontinha.
18- Veja como fica.
E acima, foto de algumas das complementações: com o puleiro; com inserção de retângulo de papel pela chaminé e flores desidratadas na fachada; com inserção apenas na florzinha central; com o beija-flor de módulo Lego sobre as telhas; com aplicação de outros materiais; e o restante, vai pela imaginação e criatividade de cada um...
E para quem já está curioso(a) com a próxima produção e quer saber o que estou preparando para novas postagens: coruja de calçola (pois é) , pintinho saindo do ovo e pássaro, bem simples... 
Isso, porque na verdade eu estava querendo criar um origami de agradecimento ao inverno que (snif!) já está indo... mas acho que a primavera insistiu em chegar antes! Então, é só aguardar mais um pouquinho.

07 setembro 2014

CASA de PÁSSAROS

Seguindo na confecção de casinhas, vem a de pássaros, mais elaborada que a anterior. Aproveitando a brilhante idéia da leitora Nemeton Kieran, elas podem ser usadas no Feng Shui alterando o ambiente para nosso benefício e saúde. Aproveitei para fazer em várias cores e postar aqui um pouco da função de cada uma delas quando aplicadas à essa técnica:
amarelo: é a cor do sol e do ouro. Ajuda a apurar a percepção, estimula a atividade interelectual e a comunicação.
azul: induz à contemplação, é calmante e tranquilizante, baixando a freqüência cardíaca e arterial.
vermelho: é  uma cor estimulante, traz animação, aquece, atrai , estimula a área do relacionamento afetivo,  a prosperidade, o amor e  a paixão.
laranja: promove integração com o lugar, aumenta a confiança e diminui a sensação de solidão,  ativa os sentidos é uma cor muito utilizada em locais de gastronomia por estimular o apetite.
verde: cor que ativa o descanso e o repouso, associada à madeira, plantas, é indicada para a saúde e para acalmara o sistema nervoso.
lilás: promove a paz e a serenidade, estimula a meditação e a transformação das energias.
TUTORIAL: 
Pode ser que  haja alguma dificuldade para o passo 3 se você tem pouca experiência com origami, mas se olhar a minha tampa de caixa "Tomie", talvez o passo a passo lá, facilite o entendimento das dobras aqui, ou veja a casinha mais simples que postei há poucos dias com tutorial também, exatamente para quem ainda está começando.




Essas casinhas se encaixam com perfeição, basta, como na foto abaixo, encaixar a base da chaminé da superior, à saída da chaminé da seguinte. E elas deslizam para ficarem mais ou menos próximas, conforme a necessidade do que se fará delas. 
Acima, encaixadas só um pontinho, apenas para ficarem alinhadas.
Abaixo, as chaminés deslizaram para dentro das casinhas anteriores até a pequena flor em tessellation.
E podem ficar assim...
Ou uma mandala de casinhas, que tal? No caso, faltam duas, ou talvez apenas uma, mas isso, deixo para vocês, rs... Meu próprio apartamento já está abrigando uma vila, de tantas casas que dobrei aqui! Para a mandala, não é preciso cola, há dois pontos onde as casinhas se conectam e a mandala adquire firmeza.

E quem está achando que o casario termina aqui, não é não: já tem mais idéias saindo do forno e logo entro em detalhes...mas só para dar um gostinho, aí vai: