LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador Visconde de Mauá. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Visconde de Mauá. Mostrar todas as postagens

07 outubro 2012

PARA UM LUGAR MÁGICO...

QUER VIAJAR? RESPIRE FUNDO E DEVAGAR...
Estive mais uma vez em Visconde de Mauá no final da semana que passou. Precisava imenso resgatar algum silêncio dentro de mim, fazer contato com meus bichos e estrelas, procurar novamente o tênue fio que nos conecta 'a alma e que tão facilmente deixamos escapar. 
 como diria Clarissa Pinkola Estes.
O tempo foi curto. Mesmo assim, colhi alguns frutos. Se não foi possível ainda correr com eles, passei pela toca do urso.
Compartilho com vocês algumas fotos que tirei entre as muitas maravilhas. Sempre fico encantada, mesmo já conhecendo Visconde de Mauá, Maromba e Maringá há mais de trinta anos! Ainda penso em criar muitos origamis que celebrem esse espaço tão único e com magia por todos os cantos.






Se algum dia eu "sumir", é bem provável que esteja em algum ponto desse santuário.



"Todos deveriam ter um lugar mágico no Universo, um lugar que dê a sensação de que você vai escapar do que for, de seja lá o que você está sentindo. Aquele lugar onde as pessoas de quem você gosta vão te procurar quando você provavelmente sumiu por não aguentar a barra, como acontece no cinema, quando os personagens estão perdidos, prostrados ou loucos de amor. (sic )"  Gabito Nunes






"Perguntaram ao Dalai Lama:

"O que mais te surpreende na humanidade?"

e ele respondeu:

"Os homens... Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido."




De vota 'a cidade, ao contrário: a correria de coisas a fazer se acumula, exatamente como não gosto, mas é preciso cumpri-las, então, deixo aqui uma prévia do que postarei com diagrama a seguir, na primeira janelinha azul do tempo.

Essa caixinha é feita com apenas um retângulo de papel.






E aí, deu para "viajar"?








27 setembro 2012

MANTIQUEIRA


Ontem, criei duas caixinhas, uma é Mantiqueira - lugar genial, rico em cachoeiras e montanhas. A outra, Visconde de Mauá ( fotos em breve), um espaço mágico e encantado.

"MANTIQUEIRA", um termo originado do tupi-guarani, vem da junção de "amana", que significa chuva; com "tykyra", gota.

Entre tantas maravilhas, Mantiqueira também inspirou música. Com melodia do compositor e pianista Nelson Ayres e letra de Renato Braz, vale ouvir essa versão do Ahn Trio.


"É a paz na manhã que desperta
é um vale de portas abertas
pra quem quer chegar
Mãe Mantiqueira
me guarde, me queira
de volta
pro meu lugar"
 ( Renato Braz)


"É o mesmo som de regato
é a mesma névoa no ar
é o mesmo cheiro de mato
depois da chuva molhar...

É clarão de luar na janela
e no fundo o contorno da serra
que corre pro mar.
Na varanda um ninho
de andorinha
um pé de lima, um sabiá"
(Renato Braz)

Mantiqueira alguns meses depois ganhou variação: consultem aqui no blog  a tampa em tesselation Tomie Othake