LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador origami para crianças. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador origami para crianças. Mostrar todas as postagens

26 abril 2016

TREM BÃO

"TREM BÃO"

- Esse trem, surgiu por encomenda..
-Uai, como assim?
- "Vixe Maria", a leitora Karla Biver que trabalha para a ONG Pampulha Viva em Minas, há poucos dias enviou para meu email um pedido: procurava sem sucesso o diagrama de algum trem  para ensinar às crianças pela passagem do dia do ferroviário (30 de abril) e precisava de  ajuda. 

Demorei mais de uma semana para ver email e quando li,"quascaí" de costas, pois já estávamos com prazo muito restrito e assim, ficou um "bololô".

Mas quis tentar..."cadiquê" não sei explicar, - talvez por  ter o pedido partido de Minas -  lugar que amo -  talvez por ser um trabalho de cunho social, eu disse a ela:
- " Óiqui, prestenção", vou tentar criar um trem em origami "quiocê" possa facilmente ensinar a iniciantes, mas sei não, "sô"se esse "nigucin" vai dar certo... .

 "Nó".......... fiquei quase doida, "pelejanu, matutando" muito, já que o tempo era um "tiquim de nada" e não "arredo" o pé quando enfio uma coisa na cabeça... e se essa coisa for um  trem, mió ainda,  "nemezz"?
"Labuta daqui, labuta dali, ele nasceu.
Escrevi para "assuntar" Karla  "um bocadin"  o que ela achava, se "tava bão"
-Sim, de "tantão."

E enfim... aí segue "Trem Bão", terminado agorinha mesmo "pra ocês" também. 
E vamos dobrar que ele é simples "dimai da conta"


 E agora hora de dormir. Amanhã tenho um dia inteirinho cheio de trabalho, e logo mais já é quase hora do café!

TUTORIAL:

1- Começamos pelas rodas. As da locomotiva são um pouco maiores ( uma com 5,0cm x 5,0cm   e outra com 4,0cm x 4,0cm), e tem uma dobra a mais no final; as oito rodinhas dos vagões, são mais simples e menores ( 2,0cm x 2,0cm) . Para todas, o papel deve ser marcado como na foto.
2- Leve as pontas para o centro.
3- Fica assim.
4- Vire o papel e novamente faça as quatro pontas convergirem para o centro.
5- Veja como deve estar.
6 Vire.
  7 - Repare que há um bolsinho que usaremos depois para encaixar o vagão.
8- Hora de trabalhar os três vagõezinhos. Para os dois vagões de trás usei papel retangular 10,0cm x 5,0 cm, e para o que forma e sustenta a locomotiva, (cujas dobras são iguais) um papel 13,0cm x 6,5cm)
9 Faça as marcações conforme a foto
10- Vire
11- Feche e dobre para fora as duas laterais marcadas com m.f. (em azul)
12- Vire de novo e o papel deve estar assim.
13-Refaça
14- E gire o papel sobre ele mesmo.
15 - Calcule uma pequena barrinha, apenas o suficiente para dar acabamento, e então, dobre-a como marcado
16- E agora, feche o papel, com uma dobra ao meio
17- Em processo
18- Fechado. 
19 - Prenda a face superior do papel na barrinha que aparece da parte traseira.
20- Faça o mesmo do lado esquerdo para ficar como na foto.
21- Vire.
22- Repare que há uma abertura que será usada depois no meio do vagão.
23 - E visto com o papel inclinado, outra abertura na base, onde entrarão depois as rodas.
24- Essa mesma abertura pode também ser vista aqui.
 25- Vamos à locomotiva???
26- Usei um retângulo de 4,0cm x 9,0cm.
27- E também faremos uma pequena barrinha nas laterais para o bom acabamento.
28- Vamos agora encaixá-la
29-No vagão maior, introduza-a no bolso que fica na parte de trás.
30- E faça o mesmo  no bolso da frente.
 31- Para o teto da locomotiva - faça uma v.f.
32- E está quase pronta!
33- Mas Minas tem clima de fumaça, e agora, faremos a chaminé, piuiiiiiii....
34- Com papel de 6,0cm x 3,0cm é feita uma dobra como na imagem.
35- Vamos fazê-la ficar cilíndrica
36- Virando o papel e enrolando-o delicadamente em um lápis.
 37- Pronta a chaminé.
38- Ela será colocada na abertura de trás
39- Assim.
40- Limpa trilhos para a frente do trem.
41- Ele é feito com papel 4,0cm x 3,0 cm dobrado em 8 partes iguais.
42- Junte bem.

43-Vire para o lado direito e gire o papel sobre ele próprio  até ficar como na foto.
44- Dobre ao meio
45- Veja com atenção como será encaixado: deslizando até o fim  o limpa-trilhos pela pequena barrinha obtida no passo 15.
46-Só falta o conector dos vagões.e é o que será  feito agora.
47-Precisaremos dois deles, cada um com 3,0cm x 1,5cm. Marque o meio.
48- E leve a borda inferior até a marca central
 49- Agora a borda superior cobre a tira de papel até sua base.
50- Vire.
51- Aproxime dois vagões.
52- E observe como será feita a ligação.
53- Em detalhe.
54-Junte na barrinha de cada vagão para prender.
 55- Colocação das rodas da locomotiva.
56- Veja o bolsinho que formará a parte aparente da roda.
57- E dobre-a ao meio para caber.
58- Ficou assim?
59- Então é só encaixá-la até segurar.
60- E pronto!

61- A outra roda da locomotiva é conectada do mesmo modo.
62- Veja como ficou.
63- E vamos ás rodinhas nos vagões.
64- Elas estão prontas, não é preciso dobrar ao meio como as da locomotiva.
65- Encaixe-as bem para que todas fiquem ajustadas.
66-Coloque quatro em cada vagão e nosso trem está prontinho!
Piuiiiiiiiii Piuiiiiiiiiiii