LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador MARCADOR de PÁGINAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador MARCADOR de PÁGINAS. Mostrar todas as postagens

30 abril 2013

KWUJA - bookmark


 "Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.
Quando fechas o livro, 
eles alçam vôo
como de um alçapão.
Eles não tem pouso, nem porto;
alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.
E olhas então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles, já estava em ti."
 Mário Quintana

Tutorial:










21 abril 2013

VIAGEM

"Viajar? Para viajar, basta existir.
Se imagino, vejo. Que mais faço eu se viajo? 
Só a fraqueza extrema da imaginação justifica que se tenha que deslocar para sentir. É em nós que as paisagens tem paisagens. Por isso, se as imagino, as crio; se as crio, são; se são, vejo-as como 'as outras.
... As viagens são os viajantes".  Fernando Pessoa
"A saudade é nossa alma dizendo para onde ela quer voltar". 
Rubem Alves

TUTORIAL:


"Pois viver não é entrar no mar em que dá pé, mas mergulhar com fé no maremoto"
Flora Figueiredo


"Um dia é preciso parar de sonhar e de algum modo, partir".
Amyr Klink





20 abril 2013

VARINHA MÁGICA

Esse origami é uma brincadeira deliciosa: fiz vários em poucos minutos apenas com uma tira de papel.


Diz a lenda que a varinha mágica encaminha e movimenta a energia e é especialmente ligada ao desejo daquele que  a segura.  Fiz várias, mas enquanto as dobrava, a vontade era uma só: que  minhas varinhas de condão tragam mais e mais energia  para criar, ter o deleite desse prazer,  enfeitar a vida. Isso, temperado de gratidão pela magia que se produz no fazer artístico.


Tutorial:

 Para a maior parte, usei papel retangular de 5:1 ou 7:1. As dobras são realizadas numa das extremidades. A outra fica livre para a ponteira. Eu costumo fazer a estrela com dobras de 1,5 cm. Apenas a primeira, terá sempre a medida menor: metade do tamanho dos outros 10 segmentos.




"Guardo naquela estrelinha um pedaço de mim. 
Bem no alto, longe de assalto.
Guardo naquela estrela meu último pedaço
Única forma de não entregar tudo à você."
(poesia  extraída de um cartão da  livraria Arte Pau Brasil, desconheço a autoria, alguém sabe?)


















29 março 2013

ANOS DOURADOS

Esses vestidinhos trouxeram de volta um sabor nostálgico daqueles anos maravilhosos, que só sabe quem viveu... Fiquei fascinada pela variedade possível de combinações (encaixam-se perfeitamente sem cola e todas as saias podem ser recombinadas com todas as blusas e assim por diante) 
Esse, longo, tem a saia feita com a parte interna de um guardanapo. A cintura, dobrada como mostrarei no tutorial e a parte rodada, com crumpling, uma técnica muito bacana onde o papel é amassado e moldado.
O vestidinho pode ser usado como marcador de livros: sem ponteira (acima), ele se fixa sobre a borda da folha pela dobra atrás do decote. Com ponteira, (abaixo), fica mais longo e marca toda a página.
"Oh mãe, me explica me ensina
Me diz o que é feminina
Não é no cabelo, ou no dengo ou no olhar
É ser menina por todo lugar" Joyce
No modelo acima, a blusa fica toda para dentro da saia, mas podemos também prender só a parte das costas e deixar a frente solta sobre a renda, como a seguir, dando a impressão daqueles coletes de vovôs.
Tutorial da blusa:
Para a maior parte das que fiz, usei um papel quadrado de 8,0cm x 8,0cm, mas pode ser usada qualquer outra medida.

Tutorial da saia:
Ela pode ser feita em renda, em papel circular,forma de doces ou em papel quadrado, sempre seguindo os mesmos passos. A toalhinha de renda que aproveitei, tinha 13,0 cm de diâmetro, e a fiz também com papel quadrado de 13,0cm x 13,0 cm, e depois, fui fazendo em medidas diversas para mudar os comprimentos das saias, tomando apenas o cuidado de no passo 3 e 4, não aprofundar  e alargar muito a dobra para manter o tamanho da cintura adequado.

Tutorial da ponteira:
Ela é opcional para os que preferem um modelo mais clássico,mas caso não queira usá-la, o vestidinho serve como marcador mesmo assim!



Com que roupa eu vou? Bem, para hoje escolho essa:

E você, com qual vai?









21 março 2013

CORUJITA (marcador)

Esse marcador de coruja, é bastante semelhante ao anterior, mas é mais simples. 




Os passos a seguir são apenas uma variação opcional para os olhos.
Seguindo por aqui, eles ficarão mais pronunciados.
com esse efeito:
Mas seguindo apenas pelos primeiros passos, o olhar ficará assim:








17 março 2013

CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS

Muitas pessoas escreveram pedindo o tutorial do "PASCOALINO". Eu já fotografei o passo a passo, e só falta montar para postar aqui. É que enquanto isso, eu fui redobrando os papéis que usara e descobri novos modelos de marcadores de página que podem ser feitos a partir dos mesmos primeiros passos. Posto a foto aqui e prometo não tentar mais nada até "pagar minha dívida", rs.

Uma família de corujas, também 'bookmark"

E um cãozinho ainda sem nome.

Bem, ainda há um gato "saindo do forno" e muitas idéias de marcadores, mas,já que prometi o tutorial, vou deixar as mãos coçando de vontade de criar outras coisas me dedicar a isso... ou, ao menos, vou tentar!
 Ainda tenho mais uma boa nova: todos eles podem ser transformados em caixinhas, pequenos estojos como no "Pascoalino".