LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador Mandalas. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mandalas. Mostrar todas as postagens

04 janeiro 2016

CIRCULARIDADES

CIRCULARIDADES

Quando pela primeira vez tentei trabalhar com círculos, achei que as possibilidades contidas ali pareciam muito mais limitadas que as oferecidas pelo papel quadrado. Estava equivocada. Círculos sào símbolos de infinito, e também fiéis a isso quando se trata de origami. Hoje pela manhã, eu que ando apaixonada por sapatos em papel, criei um tamanquinho turco partindo de papel circular. Ainda não pude fotografar, mas as mandalas feitas no dia anterior, aí estāo.
Dobra antiga...agora feito flor
Experimentei então uma dobra que já usara há anos na minha CAIXA de OUTONO, obtive esse resultado:
Trabalhando com número ímpar de módulos, como sempre gostei...
Usando 16 módulos circulares:


E pensando em circularidades,  arredondei as pontas dessa antiga estrela, cujo diagrama já postei aqui, e assim, côncava, adquiriu um outro design. 

09 março 2015

COLORINDO A VIDA

Dia 08 de março foi aniversário de 40 anos do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, comemorado com uma grande criação coletiva por artistas de áreas diversas.
 O C.C.P.C.M. fica dentro do Campo São Bento, que por si só é extremamente inspirador.
 E se você recorda do projeto "De sobras e dobras", publicado aqui no blog, vai achar incrível, que vários eventos da Tomada Cultural de novembro, cancelados no próprio dia por conta da chuva que caiu intensa, tenham sido transferidos para ontem e também parecia que não poderiam acontecer, pois na véspera, a cidade ficou mergulhada em água durante chuva torrencial.
 Mas a manhã acordou suave. Com nuvens, mas sem chuva, e lá fomos nós...
Da esquerda para a direita: Márcio Jorge Galvão, eu, Tânia Santana, Conceição Barros e à frente, Emilson Nunes.
Martha Pereira com Márcio, dando início à instalação.
 Os origamis foram guardados desde aquela época, o que facilitou o trabalho que não acreditávamos fosse acontecer, de novo, sob o humor do tempo, mas, superou nossas expectativas.
 E mesmo não tendo publicado convites ou avisado alguém, muita gente passou por lá no domingo, prestigiando  apresentações e instalações.
Na foto, com Martha Pereira, Tunico Amancio e Lívia.
As mandalas de Lego, foram distribuídas por toda a varanda, em árvores e como móbiles.


 E no mesmo dia, foi aniversário de Tânia Santana, parabéns para ela, gente!!!!!



 No mesmo espaço das mandalas, tivemos a fluida instalação de Igor Gaviole: "Que lugar é infância?"

 Com fotos desse tempo mágico dentro de sacos com água ( uterinos?), ele os distribuiu pelo piso com a simpática informação: " a obra pode ser tocada" ...




 E adultos e crianças, ou adultos e suas crianças, brincaram todos.



 As nossas também!



 Houve também Arremesso de buquês, com três noivas que eram sorrisos de luz, numa intervenção de  Zazá Malta.
  Cecília interagindo com as bolhas d`água. Silêncio, mergulho, atenção. Pleno lugar de infância...
"mural bonito, seu moço!"

 Uma obra tão inusitada quanto o tempo...

 Noivinha feliz entre origamis e flores.











E mesmo que o dia não tenha sido ensolarado, a diversão foi deliciosa, e ainda melhor com a instalação bolas feita por  Gabriel Angel Jacob. De fato, vida colorida!