LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador PROJETO GIRAMÓDULO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PROJETO GIRAMÓDULO. Mostrar todas as postagens

08 agosto 2016

MANDALA DO PROJETO GIRAMÓDULO

O Projeto Giramódulo, é filho do módulo LEGO, semente de tantas boas criações plantadas e cultivadas pelas mãos do mundo. 
A primeira mandala que criei com ele, foi também a capa do convite que muitos origamistas receberam naquela época, chamando-os a participar. 
Assim que o diagrama do LEGO  foi finalmente publicado, recebi vários contatos pedindo explicação ou vídeo sobre como era montada a mandala após o módulo ficar pronto. 
Então, aí vai: 
 Fiz a mandala com 21 módulos Lego, e pode ser feita com apenas 20. 
Para alguns leitores que ainda não dominam a linguagem técnica do origami e sentem dificuldade em  interpretar diagramas,  posto além do desenhado por Hidemi Tokui, também o fotograma que montei naqueles primeiros tempos do Projeto e enviava para os leitores iniciantes: 
Após os 21 módulos preparados, serão trabalhados assim:
 1 ao 3 - Abaixe a ponta menor, dobrando-a na posição mostrada para vincá-la.
4 e 5 - Volte-a para o lugar original,
6 - Afaste suavemente as camadas de papel da ponta menor ( em verde escuro no modelo.
7 - Traga  para baixo a camada de papel afastada no passo 6 até ficar totalmente plana de acordo com a foto seguinte.
8- Levante a pontinha voltada para você, dobrando o pequeno quadrado ao meio, até que ela toque o outro ponto vermelho.
9 e 10- O módulo deve ter agora esse aspecto.
11 e 12 - Com uma espátula ou objeto cilíndrico, como uma caneta ou pincel, enrole a pontinha na qual trabalhou.
13- Repita o processo até obter 21 módulos.
14- Encaixe, APENAS a camada mais superficial ddas dobras do módulo à direita,  no bolso do  módulo à esquerda. 
15 e 16- Atenção: a base deve ficar o mais alinhada possível.
17- Virando o papel, deve ter esse aspecto.
Final: complete encaixando todos os módulos restantes da mesma forma até obter a mandala.
Dúvidas? Escreva que respondo o mais rápido possível.
Lembre-se de que a escolha do papel, textura, cor, pode fazer muita diferença.
Já fez? Então é só enviar uma foto.
Boas dobrinhas. 

18 julho 2016

LEGO

Enfim... LEGO cresceu! Já correu mundo, brincou muito em mãos diferentes, gerando criações tão diferenciadas, que agora, dois anos depois, está aí, diagramado por Hidemi Tokui, para que todos os solicitantes possam experimentar também o prazer e liberdade que ele traz. Quando começou a rodar por diferentes países e lugares, eu pedia que as pessoas interessadas fizessem contato via email, para que eu pudesse conhecê-las, saber quem estava experimentando dobrar com o módulo. Alguns logo de início, fizeram várias criações; outros demoraram um pouco mais. Alguns que sequer haviam dobrado um tsuru, tentaram e foi animada a primeira conquista. Houve, claro os que  desistiram na primeira tentativa, e outros, mais obstinados, encararam como um desafio e criaram coisas lindas que tive a alegria de receber as fotos e publicar. 
Para quem chega agora, deixo alguns links que explicam primeiramente o PROJETO GIRAMÓDULO, todo com base nesse pequeno e simples módulo, mas capaz de gerar uma infinitude de invenções; e também as galerias onde os belos trabalhos que chegaram foram sendo publicados.
  O PROJETO: 
http://zenorigami.blogspot.com.br/2014/06/projeto-giramodulo-ou.html

FOTOS DOS TRABALHOS: 

















23 dezembro 2015

RED SHOES - para mamãe Noel. ( cont.)

RED SHOES

Há algum tempo atrás, criei a partir do Lego alguns calçados, uma botinha e esse sapatinho do qual prometera o  diagrama. Para quem já usou o módulo, será bem simples montá-lo, mas quem ainda não conhece o Lego e sua infinita multiplicidade, é só escrever e pedir que envio o diagrama.  Acho que mamãe Noel ficará muito elegante com ele...
Feliz Natal, leitores!





11 fevereiro 2015

ESTRELLA ABUELA

Voltando aos origamis. Passei praticamente todo o mês de janeiro e parte de fevereiro muito envolvida com linhas, lãs e agulhas, o que me ocupou o tempo que dedicaria ao origami. De resto, li muito, tomei sol e descansei.
Hoje, resolvi trabalhar novamente com o branco, e ficou assim a ESTRELLA ABUELA, cujo tutorial, já publiquei aqui.

 Com as camadas vistas pelo verso: 

14 dezembro 2014

DIAMANTINA

É  preciso apenas desejo de dobrá-la, alguns poucos legos, um cantinho bacana para pendurá-la e olhar, ah.... o olhar!

 Abaixo com curler nas pontas internas
 TUTORIAL: 



11 dezembro 2014

ESTRELLA ABUELA

Uma vovó.
Essa estrela criada com o módulo Lego, tem características bem interessantes: aparências diferentes se vista de frente ou de costas;

mas em ambas as posições, forma ao centro uma janela pentagonal, o ventre mãe onde abriga a filha, depois a neta e dependendo do empenho de cada um, podemos aumentar a "família" ilimitadamente.
Na foto acima, parecem estrelas sobrepostas, mas.... além da sobreposição, elas se unem por encaixe. E podem ser usadas isoladamente:
ou conectadas.
TUTORIAL: 
Para que haja um ajuste entre elas, é preciso que  a diferença entre a medida dos módulos de cada uma siga  no mínimo em progressão geométrica. Para a de tons terra, usei:
5 papéis de 4,5 cm cada para os módulos da estrelinha filha
5 papéis de 9,0 cm cada  para os módulos da estrela mãe
5 papéis de 18,0 cm cada para os módulos da ESTRELLA ABUELA.
Mas acho que ficou com um distanciamento ideal  e mais confortável  no modelo coral, onde a estrela menor foi feita com  papel de 5,0 cm e a média, com papéis de 12.0 cm.

1-ela começa com o módulo Lego que recebe uma v.f. na ponta maior, apenas de um lado, conforme a foto.
4 - dois módulos são colocados próximos para o encaixe.
5- apenas a extremidade da ponta maior do módulo`a direita, entra no centro do outro módulo, deslizando apenas um pouco para dentro do bolso  ali existente.
6 - deslize suavemente e prepare a virada.
7 - observe o ponto exato até onde os módulos devem ser encaixados.
8 - proceda da mesma forma com os outros módulos até obter o pentágono estrelado.
11 - para o encaixe de duas estrelas, sobreponha-as alinhando bem as pontas maiores.
12 - as pequenas pontas do lego ( nas fotos, em branco), é que serão introduzidos na estrela maior para a conexão.
13 - em pontilhado branco, é possível imaginar onde está oculta cada uma das cinco  pontas menores.
 Abaixo, uma só estrela vista dos dois lados.
Avó, a estrela maior. Mãe e filha, as duas menores.






07 dezembro 2014

ESTRELA QUADRADINHA

Promessa cumprida: uhuuuuuuu!!!!!! Com a ESTRELA QUADRADINHA - que serve também como moldura - concluo uma semana todinha de postagens diárias de tutoriais inéditos entre mandalas e estrelinhas. Todas servindo para decoração de Natal, ornamentação variada e horas e horas deliciosas de dobras.  Espero que tenham aproveitado! 

   TUTORIAL
1 - a estrela precisa de quatro módulos Lego ( se você não sabe como fazê-lo, solicite o diagrama via email).
2- a ponta superior será deslocada conforme a foto.
3- até atingir essa forma.
4- vire e repita os passos acima até obter o formato da foto 6.
7- aproxime dois módulos e os encaixe de acordo com o indicado
11 e 12 - faça o mesmo com os outros módulos fechando a estrela do mesmo modo.

Ontem à tarde o céu visto de minha janela estava assim. Eu voltava do VIII Encontro de Arteterapia no Hospital Universitário Gaffrée & Guinle com leveza, um monte de lãs, linhas e novas idéias. A tapeçaria que apóia a ESTRELA QUADRADINHA duas fotos acima, foi iniciada lá e logo, logo, termino. Com esses combustíveis, a semana que começa, promete!


03 dezembro 2014

PINK PINK

Dentro da PROPOSTA RELÂMPAGO de UM ORIGAMI / DIA segue mais uma publicação. Virão ainda Martha, Tania, e outras,  mas... a sobrecarga de trabalho desses dias me fez atrasar um pouquinho a edição. Prometi uma semana e ainda é quarta-feira; então, aproveitei um fotograma que já tinha da PINK PINK uma das mandalas (ou estrela?)  do InfinitOrigami que mais gosto e da qual já havia postado fotos aqui. Agora, segue o tutorial. Ela é feita com apenas cinco módulos e se dobrada em papel bicolor, serve também como guirlanda, já que no centro forma-se um círculo de folhas.
 Vista pelo verso fica assim:
Com papel dupla-face:
TUTORIAL:
1- No fotograma, o primeiro passo vai a partir do módulo Lego já pronto ( se precisar  o diagrama, escreva solicitando)
2 - As dobras mostradas devem aproximar os dois pontos em verde.
4 - Vire e faça uma v.f. deslizando as camadas até os pontos pink encontrarem-se.
6- Vire novamente.
7- Encaixe o pequeno triângulo inferior do módulo da direita no bolso do módulo da esquerda.
10 - Abra suavemente cada uma das folhas formadas para que ganhem relevo.