LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador TOMIE OHTAKE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador TOMIE OHTAKE. Mostrar todas as postagens

04 janeiro 2013

SIMPLES ASSIM


  No Natal passado, usei a caixa abaixo para presentear. Enchi-a de cartõezinhos para presentes. Todos adoraram. É simples, rápida e fácil. E ainda tem a vantagem de não desperdiçar nenhum pedacinho de papel.

A caixa é cortada em cruz e embora não seja exatamente origami, acompanha-o muito bem. Não é preciso encaixe, porque a própria tampa faz com que a pressão a mantenha fechada.

A tampa é feita em origami:
Com as sobras do corte da caixa, fiz cartões bem variados para serem amarrados a presentes e acompanhados de mensagens.


A caixa também pode ser furada e "alinhavada" com fios rústicos ou sisal.
A tampa "Tomie Ohtake", que já tem tutorial aqui no blog, também fica ótima se usada para completar a caixinha, que no caso, ganhará um ar mais sofisticado.




09 dezembro 2012

TOMIE E AS ESTRELAS

Tenho feito várias caixas com tampa. Abaixo, fotos de "Tomie e as estrelas" e outras variações. Pintei com técnica mista alguns papéis que haviam sobrado do origami para Niemeyer no MAC, e os usei para as caixas. Tive então a idéia de fazer algumas delas não com origami, mas cortadas em cruz, abertas, que tomam o formato cubóide, apenas quando seguras pela tampa. Gostei do resultado. Há muitos papéis de muitas cores para usar ainda. Com as pontas que sobravam dos cortes, fiz muitos cartões, para todas as ocasiões.



Quando aberta, a caixinha fica assim:
E fechada, a própria pressão da tampa a mantém.Além de usar pouco papel, com as sobras dá para fazer cartões de tamanhos variados.
Sob a caixa verde, feita inteiramente com o papel pintado ( dupla face), os mini cartões coloridos para acompanhar presentes. Dentro dela, Tomie e as estrelas.







26 novembro 2012

TOMIE OHTAKE

Na minha coleção "Um origami para..." há trabalhos feitos para celebrar pessoas simples que amo ou artistas que me inspiram, gente em cujo jardim, deixo passear meu olhar e meu afeto. O primeiro foi Ray Bradbury, quando ainda estava por aqui. O origami em sua homenagem, é um caleidoscópio e está no livro a ser publicado. Depois vieram Samantha, Onishi, Malalu, Niemeyer.
No dia do aniversário de Tomie Ohtake criei essa tessellation - tampa de caixa tradicional -  para presenteá-la. Com as cores preferidas da artista, várias camadas e muita admiração por sua obra, tão vasta e sempre em evolução.


"Quando acordo eu pinto formas e cores que sonhei 'a noite. Meu jeito não é fora. Lá fora não vou buscar. Não tem nada para mim. É melhor sonhar." 
Tomie Ohtake

"Sempre colocando muitas cores, camada, camada, até chegar onde eu quero." Tomie Ohtake

Ensaios: abaixo, algumas das muitas varições possíveis que foram sendo criadas enquanto eu estudava outras formas a partir da base da tampa. Com elas, cheguei ao resultado que gostei tanto que não poderia simplesmente ser chamado de variação, passando então a denominar-se "Tomie e as estrelas".




Tutorial:
A tampa Tomie e a caixa retangular alta, foram feitas cada uma com um quadrado de papel de igual tamanho. Se você quiser fazê-la e encontrar alguma dificuldade com as fotos, contate-me por email ou em comentários.






A caixa foi feita segundo o fotograma abaixo. É um modelo que acredito, já tradicional, pela sua simplicidade e funcionalidade.

Introduzi uma pequena modificação a partir do passo 4 para obter um outro resultado, onde as bordas superiores ganham maior firmeza em sua união.
Algumas variações: