LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador VERA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador VERA. Mostrar todas as postagens

19 fevereiro 2013

VERA

Parece até que sou especialista em cestas, mas não: sequer tenho preferência consciente pelas mesmas, mas - elas acontecem... Essa, chega em um momento de profunda saudade e portanto, é uma homenagem à amiga que partiu.
Vera era dessas pessoas abençoadas por uma sabedoria de vida que tinha muito a ensinar. A "última grande lição", foi nas visitas que fiz a ela no hospital, enquanto se preparava para uma cirurgia cardíaca, que infelizmente culminou em óbito. Ao chegar no C.T.I. para vê-la, encontrei-a com excelente aparência e as bochechas muito coradas. Perguntei a respeito e ela confessou que havia levado blush quando se internara e se maquiava diariamente, mesmo sem espelho!
Agora, escrevendo assim para quem não a conheceu, pode parecer extremamente fútil, mas isso é absolutamente o inverso do que Vera foi durante toda a vida. Poderia ter esbanjado e aproveitado muito, mas tinha valores extremamente simples, necessidades mínimas e um estilo de vida frugal. Supérflua é tudo o que ela não era.
Maquiou-se para que a equipe de enfermagem e os visitantes, tivessem uma impressão agradável ao entrar no quarto. Era essa a preocupação. Não necessariamente em "ser querida" - ela dizia o que tinha a dizer em bom tom quando preciso e era dura 'as vezes -  mas havia um movimento natural em agradar, acolher, ajudar.
Ao sair para  a visita, uma amiga me disse:
 "-Fale com ela apenas coisas agradáveis, para animá-la."
Mas nem precisava isso: lá estava ela, maquiada e contando casos, falando sobre as pessoas que conhecíamos em comum e  me fazendo rir. Muito. Falou tantas coisas engraçadas que quem não soubesse, jamais poderia imaginá-la no C.T.I. 'as vésperas de uma cirurgia.
Apesar da delicadeza do momento, vou sempre lembrar das visitas como uma pausa para muito riso, porque é assim que foram.
Ela saía pouco,falava bastante, raramente pedia algo e era completamente apaixonada por cachorros, principalmente os de rua, que tantas vezes ajudou.
A cesta Vera foi dobrada em papel com estampa leve alegre -  tentei, nas formas e no colorido, expressar um pouco de seu jeito de ser. E na abertura da cesta, representar o abraço, não necessariamente físico, mas o da atitude que acolhe, protege e se preocupa.
Ela dividiu comigo a dor num momento em que a alma quase se rompeu e ficava genuinamente alegre com minhas conquistas. Vou sentir uma falta danada, muita saudade, mas vou me esforçar para ficar com o jeito prático de encarar a vida, com a fé inabalável que ela tinha, com uma história engraçadíssima que eu sempre pedia a ela para repetir quando a apresentava a novas pessoas e sobretudo com a capacidade de rir, mesmo em situações de vulnerabilidade. 
Tutorial:



Pra você, minha amiga, com meu coração e o pedaço de mim que sua ausência levou.