LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador Flaviane Koti. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Flaviane Koti. Mostrar todas as postagens

12 julho 2014

PROJETO GIRAMÓDULO - GALERIA 7 - InfinitOrigami

Logo que comecei a perceber que o Lego servia para uma variedade de origamis, achei que estava enlouquecendo: todas as vezes que o dobrava, resultava em alguma nova produção!!! E foi a tal ponto que o estímulo para continuar fazendo meus estudos, continua acontecendo. Diariamente! 
Eu diria que "isso pega" e já avisei aos participantes que não me responsabilizo por terem sido contagiados pela "legomania". É assim mesmo! Começa como uma brincadeira e depois não dá vontade de parar. Quem não quiser o risco, melhor nem tentar!
Acontece também  - o que em origami não é incomum - de duas pessoas criarem uma peça muito semelhante ao mesmo tempo. Sincronicidades. Eu mesma, achei em certo momento que criara um coração muito simples, mas do qual gostara bastante. Postei-o com o nome de L'amour, porém, algum tempo depois, descobri que ele já existia, conforme publicação em revista, num tempo bem anterior. Entrei em contato com a autora e retirei do blog o tutorial, fazendo uma nota explicativa do fato. São questões éticas por vezes atropeladas, mas que necessitam consideração e respeito.  
Desta vez, foi uma imensa coincidência entre dois origamigos por quem tenho grande admiração e com tamanho talento, prestígio e exercício de criação constante que não deixam dúvida sobre sua originalidade: pela manhã, recebi fotos de uma foca criada com Lego por Carla Onishi. Pouco depois, Rui Roda, sem saber de nada, me enviou também uma foca feita com a unidade. São parecidas, mas não idênticas. Já houve entre ambos aproximação no design de uma mandala, mas que também não era a mesma. Não foi variação de um para outro, já que não conheciam os trabalhos. E eu estava intermediando o que criaram. Ambos se admiram e quando comuniquei, o comentário deles a respeito do outro, esse sim, foi idêntico: "admiro muito esse(a) origamista - ter um trabalho parecido é motivo para que eu me sinta honrado(a)!  Abaixo, foto das focas, o que também mostra como com o mesmo módulo, ainda assim as abordagens e olhares são próprios a cada artista.
Esta galeria tem uma característica muito particular: por ter recebido  vários trabalhos novos, escolhi selecionar para cá,  apenas criações de pessoas que já tiveram trabalhos seus expostos em  galerias anteriores, mas, seduzidas pela versatilidade do Lego, não resistiram a inventar novos modelos, para o deleite de nosso olhar. 
FLAVIANE KOTI - BÚZIOS - R.J. BRASIL
modelo: KUSUDAMA ZEN


CARLA ONISHI - SÃO PAULO - S.P - BRASIL
modelo: FLOR DE LIS
"Seu Lego não sai da minha mente". Carla
CARLA ONISHI- SÃO PAULO - S.P. - BRASIL
modelo: FOCA
 CARLA ONISHI - SÃO PAULO - S.P. BRASIL
modelo: SHURIZEN


 RUI RODA  - LISBOA- PORTUGAL
modelo: FOCA

CARLOS BOCANEGRA - BUENOS AIRES- ARGENTINA
modelo: CRASSULA




10 julho 2014

PROJETO GIRAMÓDULO - GALERIA 6 - InfinitOrigami

Sem palavras. É assim que fico diariamente quando abro o email e vejo fotos tão lindas, trabalhos tão especiais, persistência, dúvidas e depois a alegria da criação.Quando o Lego nasceu em minhas mãos, jamais poderia imaginar que fosse transformar-se nessa infinidade de maravilhas. Nesse percurso, gente que tem a criatividade à flor da pele e faz dela companheira diária, e gente que olhava com estranhamento para as dobras, mas quis tentar. Todos com a mesma inquietude, curiosidade e prazer. É lúdico, e é instigante. Aqui vamos nós, passeando por galerias variadíssimas, acolhendo com surpresas as novas criações que chegam e comprovando o quanto tudo isso é infinito. Obrigada a todos, e mais uma vez ao origami. Só tenho a agradecer!



CHARUL PATIL - MUMBAI-ÍNDIA
modelo: BOW-TIE
"Eu criei essa  borboleta a partir duas unidades  Lego. Foi muito agradável fazer modelos com esse módulo."  Charul


FLAVIANE KOTI - BÚZIOS - R.J. - BRASIL
modelo: KUSUDAMA KRONE (24 módulos, sem cola)
"Confesso que fiquei preocupada nas primeiras tentativas, nada me agradava, mas acho que agora foi. Minha relação com o papel sempre se dá numa conversa "acalorada", com resultados imprevisíveis, rs...Antes de começar a "conversa" com o módulo, dei uma olhada nas galerias e fiquei impressionada com tamanha criatividade e diversidade de modelos. Um pouco assustada também diante de tal responsabilidade.  Sabemos que é uma brincadeira, mas a gente leva a sério e quer fazer "bonito", rs...Como tenho uma queda por kusudamas, foi inevitável tentar desenvolver uma. O desafio era que fosse à altura do agradecimento. Acho que consegui, rs...(legal!) 

 FLAVIANE KOTI  BÚZIOS - R.J. - BRASIL
modelo: FLOR SUE
 ( 3 módulos Lego  para a flor e dois módulos Lego para a base - sem cola)
www.terapiadopapel.blogspot.com
" O nome Sue é uma pequena homenagem a Sue Faria. Tempos atrás, ela me fez uma gentileza: tirou várias fotos de flores no Canadá para me inspirar, e quem sabe,desenvolver outras flores em origami.A flor foi feita pensando nela. Carinho sendo retribuído com outro carinho." Flaviane
FLAVIANE KOTI - BÚZIOS - R.J. - BRASIL
modelo: QUILT ZEN
" Quis fazer coisas diferentes, assim surgiu a idéia do Quilt Zen, e a brincadeira de unir as peças do Lego, nos leva a outra brincadeira, dessa vez com as cores, junções, formatos e umas dobrinhas a mais no módulo original.Obrigada mais uma vez pela oportunidade de participar  
 e parabéns pelo PROJETO ." Flaviane


LUCIA HADDAD - OTTAWA - CANADÁ
modelo: BUTTERFLY WREATH
" Depois de muitos erros e tentativas, acredito que tenha conseguido.Mas os desafios, são assim mesmo, não é verdade? Com certeza, nos próximos irei me aperfeiçoando. O seu incentivo e da minha amiga Joelma foram importantes para que eu continuasse.Obrigada!"  Lucia