LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador ECLIPSE. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador ECLIPSE. Mostrar todas as postagens

05 fevereiro 2012

ECLIPSE

ECLIPSE

Eclipse na astronomia, é sinônimo de obscurecimento parcial ou total de um astro, pela interposição de um outro. O termo vem do grego e pode ser traduzido por abandono. Na China, acreditava-se que durante o eclipse um dragão devorara os astros, enquanto para os hindus, era como uma resposta pela denúncia aos deuses do roubo do vinho e da imortalidade. Ainda entre os chineses, era costume tocar os gongos nessa passagem, com o intuito de afastar  para muito distante o devorador. Na Roma antiga, tochas eram acesas na ocasião dos eclipses, e pedindo pela vida, eram elevadas na direção do céu. 
Esse origami, tem arestas que ficam encobertas, só deixando apreciar uma pequena silhueta das mesmas, o que deu origem ao nome, e de alguma maneira,  remete a um gongo - que cumpra também sua função.



Pequena variação: apenas algumas pontas em cachos. Desde que aprendi o curler ( a primeiro origami que tentei dobrar na vida),as pontinhas enroladas me atraem, e vou distribuindo algumas aqui, outras lá, sempre que o modelo permite


1 - Com uma dobra-vale, vinque o papel ao meio.
2 e 3 - Faça uma do bra-vale de cada lateral até o vinco anterior.
4- Com uma dobra-montanha, vire a ponta inferior para trás, de ambos os lados.


5- Veja como fica.
6-Agora marque, dobrando conforme a foto: as duas diagonais em montanha; a vertical superior em vale e a inferior em montanha.
7- O módulo está pronto e não há necessidade de fazer o próximo passo, se você prefere as linhas retas.


8- Com uma pequena varinha enrole a ponta direita (no sentido anti-horário) e a ponta esquerda ( no sentido horário). 


9- Encaixe os nove módulos: a ponta do módulo 'a direita no bolso do módulo 'a esquerda. Na frente e atrás, um a um.








ECLIPSE - módulos

ECLIPSE - módulos 


  Este é o módulo da "Eclipse", e brincando com ele vi que tem a forma de um patinho, rs... Eu  havia visitado o blog da  Carla Onishi e tentava dobrar a  quarta variação da "Estrela Sorrisos"; ela não saiu, mas, grata surpresa: com esse módulo criei a "eclipse", nome que dei ao  modelo, pelo "esconde-esconde" de suas formas.
 Aproveitem para observar o fundo da foto. O chef Luís Alexandre Lima, que tenho a sorte de ter como amigo, viajava pela Itália e lembrou-se de mim. Entrou numa papelaria enlouquecedora e me trouxe vários papéis, todos lindos, mas entre eles, esse,  que achei mais que especial.