LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador vaso. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vaso. Mostrar todas as postagens

14 novembro 2016

RETROSPECTIVA (SET, OUT, NOV 2016)

Quase um mês e meio sem publicar no blog...imagino que nunca tenha ficado tanto tempo longe. E com saudades!
Meus horários de consultas e entrevistas estão cheios, me divido entre dois consultórios e os atendimentos na Escola de Ed. Especial. 
À noite, chego tão cansada que me distraio um pouco e durmo logo depois, mas durante o dia,  num intervalo ou outro, nas paradas dos percursos, travessias, esperas, lá vou eu, com os papéis que sempre me acompanham para essas horas. E assim, as criações desse período sem postagem aqui, foram fotografadas e aí vão:
 Ainda havia um ar de inverno no ar, e brotou esse vestido - casaquinho, uma despedida para os poucos  e deliciosos dias frios que há por aqui.
Então foi a vez de voltar aos polígonos. Encontrei entre a papelada, algumas folhas que havia pintado há muuuuuuuuito tempo atrás e partindo do nonágono, fiz esse vaso-pote, que me faz pensar em folhas, e por vezes em determinados  ângulos, em um peixe. Adorei o resultado e a cor. Não sou de falsa modéstia: quando não gosto do que crio, não gosto mesmo e nem posto! E quando me dá prazer, trago aquilo que é bom para dividir com vocês .
Ele foi evolução de outros ensaios em nonágonos: 





E resolvi voltar depois ao "corte e costura", mas sem cortes, rs. E então, descobri dentro de mim um chamado antigo... os vestidinhos. Adoro. E com eles vieram macacões, jardineiras, calças etc. Vou publicar os já fotografados e na medida do possível, publicarei os novos chegando.

06 agosto 2013

CONTEMPLAÇÃO

Dando continuidade a idéia de vaso-flor, e também 'a pesquisa com os hexágonos, fiz esse "oratório". Inicialmente a  busca foi por um vaso, mas depois de pronto, apenas virando-o, consegui o resultado abaixo.
O origami de apoio é LUNAR, cujo diagrama já publiquei aqui e que já foi dobrado lindamente por Carla Onishi e Rui Roda. Ele está invertido, o que lhe confere um novo visual e função. Abaixo, CONTEMPLAÇÃO como foi criada.
Acho que origami é lindo por si só. As formas bastam. Penso que dispensa até mesmo a cor. Não há necessidade de ser em papel estampado, com motivos ou outros. Gosto de um visual clean, mas desta vez, não pude resistir a um ar mais barroco, com muitas inserções. Lancei mão de lápis de cor, furador e me parece que compôs o estilo desse modelo.

O nome?  Quando publiquei, não sabia ainda  qual seria, até que a leitora Joelma, sugeriu aqui mesmo no blog, em comentários, que fosse CONTEMPLAÇÃO. Achei perfeito! 


04 agosto 2013

VASO em FLOR

A um só tempo é vaso e é flor.
 Como um solitário, pode abrigar flores únicas.
 Foi mais um dos achados quando comecei a trabalhar com papel hexagonal.


26 dezembro 2012

FEMININO PLURAL - GALERIA da COLEÇÃO

Para mulheres que dobram, desdobrando o tempo e criando canções. Para mulheres com mãos de fada que, loucas, falam com papéis,  assombram, parem, criam, reinventam e transformam. 
Para Carlas,  Veras,  Márcias,  Raffaellas,  Mônicas,  Marias,  Naths, todas elas.
Para Célias, Claras, Vânias, Chriss, Teresas, para Anas, Tânias e as que criam  e espalham bonitezas.
Para Conceições, Filomenas, ..... mulheres que sonham com pétalas, orelhas de coelhos, vales e  montanhas.
Para as que não citei  e as que ainda se apaixonarão por origamis. 
E para a que me trouxe um universo de papéis e pincéis, porque, senão, ela me Martha.


Carla Onishi (http://entrevalesemontanhas-origami.blogspot.com.br/)
Vera Young (http://www.coisasdepapel.com.br)
Márcia Campos
Raffaella Loffredo (http://origamicuritiba.blogspot.com.br/)
Mônica Dias (http://ateliemonicadias.blogspot.com.br/)
Mônica Araripe
Maria Sinayskaya (http://goorigami.com)
Nathalie Voltani (http://www.flickr.com/photos/nathavolt/)
Célia Fernandes
Clara's Paper Garden (http://cridiana-origami.blogspot.com.br/)
Vânia Passos (http://vaniapassosorigami.blogspot.com.br/)
Cris (http://cristianeorigamis.blogspot.com.br/)
Teresa Carrijo
Ana Cristina Magalhães
Tânia Santana
Conceição Barros
Filomena Porto
Marta Schaefer (https://www.facebook.com/marta.schaefer)
Marta Ide (http://martaorigamis.wordpress.com/)
Martha Pereira


                                                    A coleção

As cestas abaixo nasceram de uma única base. Com um número bem reduzido de  inversões ou deslocamentos nas dobras finais, consegui todas essas variações. Não sei mais dizer qual delas foi a primeira que originou as outras , então, resolvi deixá-las assim, todas com o mesmo nome, múltiplas como o feminino. 


Aqui na versão mais aberta, com o fechamento em curler.

Estilo quadradinha, com pés de apoio.

Nessa versão, parece uma fruteira, há variação também no apoio.

Aqui, a que mais gostei. Fica com o exato formato de uma banheira daquelas antigas, com pés que lhe dão um charme. Nos dias que temos passado, ficaria perfeita cheia de água fria, rs...

Essa, se invertida, parecerá um daqueles chapéus de formatura, o capelo.

E num outro formato que também gostei: lembra sacola de compras e pode-se acrescentar uma alça...

Há alguns dias atrás, no Flickr, Georigami (Jorge Jaramillo) perguntou se eu poderia disponibilizar um C.P ou tutorial da cestinha quadrada. Como partem todas de um mesmo ponto, pretendo ir fazendo aos poucos os fotogramas das outras, mas para que ele possa dobrá-la, segue aí o fotograma da que mais gostou:






Continuando, segue o tutorial para a cestinha estilo banheira. Do passo 1 ao 7, o processo é  idêntico ao da quadradinha ( tutorial acima), depois é só seguir por aqui:


















30 junho 2012

IAD

"Somos todos visitantes deste tempo, deste lugar. 
 Estamos só de passagem. 
 O nosso objetivo é observar, crescer, amar… 
 E depois vamos para casa.”
 (provérbio aborígene)

Iad foi uma grande amiga com passagem meteórica pela minha vida.Era uma pessoa extremamente simples e ao mesmo tempo, exótica. Dividíamos o amor pelos animais e a proteção pelos que estão nas ruas. Hoje, essa amiga está num lugar muito distante.

Esse origami é em homenagem a essa amiga. A cestinha Iad tem algumas variações nas dobras de acabamento que permitem obter finalização quadrada ou retangular. E também pode-se escolher entre abas aparentes ou não. É apenas uma questão de preferência estética: a idéia inicial é a mesma; depois, há caminhos possíveis e diversos - de qualquer modo, a gente chega lá...
Abaixo o tutorial para a versão quadrada, onde os passos devem ser igualmente repetidos nos quatro lados, formando  uma aba em cada um deles.

Para a versão mais retangular com duas abinhas na frente e duas atrás:

Versão quadrada com abas aparentes:
 Retangular com abas expostas:
 Tutorial: