LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador um DESEJO de ASAS. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador um DESEJO de ASAS. Mostrar todas as postagens

29 agosto 2016

# ACHEI ORIGAMI

 Logo mais, muitas borboletinhas  que serão fotografadas onde pousarem, iniciarão seu vôo sabe-se lá para onde... fico curiosa.  A princípio pensei em aproveitar alguns origamis antigos, mas então, achei melhor fazê-los novinhos,  especificamente para abraçar a idéia gostosa da Serendipitys. É que estou participando da campanha "ACHEI ORIGAMI", uma proposta de intervenção urbana que me fez lembrar os livros deixados por aí para que as pessoas criem o hábito da leitura e passem mais leve o tempo nas ruas.
Eu amo ler e lembro a alegria quando encontrei um livro deixado com uma cartinha linda e carinhosa e também adoro achar coisas bacanas, então, por que não fazer com origami,  a vida de alguém mais colorida logo cedo, enquanto caminha para o trabalho, ou para um passeio, ou num dia de lazer?
Bem, se gentileza gera gentileza, a #achei origami me fez pensar em tempos melhores, dias felizes, oportunidades que se renovam. E o que melhor para pensar em metamorfose que borboletas?
Assim, aproveitei "Um desejo de asas" , modelo que criei e recriei há algum tempo  e já ensinei aqui no blog  e o escolhi para dobrar com papel reaproveitado. Como sempre, no meio do caminho, não havia pedra alguma, e sim muitos outros caminhos , de modo que nasceu mais uma variação daquele modelo. Já, já, fotografo o passo a passo para quem quiser tentar fazê-lo. E a cada vez que faço, dobras novas me levam a crescimento e aprimoramento de meu trabalho. Quando olho para trás, vejo que aquelas borboletas do início, na verdade ainda eram casulos....  agora dão frutos!
Se você foi uma das pessoas que encontrou uma borboleta no centro do Rio de Janeiro, que tal enviar uma foto? Vou adorar.

Boas mudanças, bons ventos e boas surpresas.

05 julho 2013

ORIGAMI & MODA em PORTUGAL


The Urban Angel _ Coleção Outono/ Inverno 2014
Célia Fernandes

No final de 2012, fui procurada por uma leitora de Portugal que pediu maior detalhamento no fotograma da minha borboleta "Um desejo de asas". Disse-me que gostaria de usá-la para seu trabalho de final de curso (TCC) em DESING de MODA  e TÊXTIL. Refiz então o tutorial e o postei repaginado aqui no blog. Essa borboleta desde que foi criada, passou por várias transformações - com asas em ponta, com asas mais arredondadas...
Ela dobrou-a em tecido. Acho que a primeira de minhas criações transformada em orinuno - e me sinto grata a Célia Fernandes pela oportunidade dessa parceria. Abaixo, ainda um ensaio, alinhavada, e depois aplicada em sua "camisola" nesse tom mágico e suave.
Dando continuidade ao processo, em seu resultado definitivo e lindamente integrado ao modelo que criou e só poderia mesmo estar num lugar tão especial como vocês verão a seguir - desfilando sobre a passarela! Parabéns, Célia Fernandes, muito sucesso em sua carreira.
Com inspiração no filme "Wings of  Desire" de Wim Wenders, a coleção The Urban Angel, afirma-se pelas formas e sobreposições. O seu principal conceito é o Origami que surge do tema angelical que incide no filme e das asas que se desenvolvem através dessa técnica de dobraduras.
A coleção alia o espírito angélico e romântico a um estilo urbano e edgy. A paleta de cores suaves apóia-se na inocência de sentimentos e na misticidade retratadas no filme.
Desfile realizado em Castelo Branco, Portugal.
 Curso: Design de Moda e Têxtil
origami: MKrone
orinuno: Célia Fernandes
modelo: Raquel Elias
fotógrafo: Pedro Antunes
local: Castelo Branco, Portugal

02 julho 2013

ASAS DO DESEJO - WIM WENDERS

"Do que tem inveja os anjos? Da finitude dos mortais, da sua fragilidade, da sua inscrição no tempo, do sentir frio, do sentir fome, do sentir doce, do esfregar as mãos uma na outra numa madrugada gelada, de sentir o calor de um copo de café esquentando o corpo, de ter saudades, incertezas, de morrer de amor...

..." Talvez essa seja uma das coisas mais difíceis e mais fascinantes de fazer... o multiplicar as formas de conexão, de linguagens,de abordagens, de entendimento. Pluridimensionar o campo.

" O trabalho diário e  a mão na massa são sempre mais maçantes do que as belas palavras, mas não se deve sob hipótese alguma abdicar das belas palavras, assim como não se deve abdicar das belas histórias, nem dos belos gestos, muito menos das belas intervenções - o que não dizer das belas e desvairadas viagens. Sobretudo delas..."
Peter Pál  Pelbart  in "A nau do tempo-rei" - 7 ensaios sobre o tempo da loucura 


Acho que talvez nunca nenhum filme tenha inspirado tanto.
Suspeita para opinar, sou do tipo que quando algo agrada meus sentidos,  posso ver, ouvir, degustar mil vezes o mesmo, sempre encontrando alteridade  ali! 
No momento, por exemplo, descobri um novo músico por quem enlouqueci. Encontrei em setembro um CD, de Marcelo Hilgenberg acompanhado por Ricardo Itaborahy ao piano acústico, só com músicas de J.S. Bach, que desde cedo eu já amava. Na última quinzena, tenho ouvido esse som inúmeras vezes ao dia. Sempre enquanto crio ou quando descanso, eu o coloco para ouvir e é um deleite. Para ser bem sincera, acho que é só o que tenho ouvido, mas "só" não cabe para tanta música que É. 
Assim também o filme: já assisti muitas vezes "Asas do Desejo" de Wim Wenders e pretendo ainda assisti-lo tantas outras. 
Há sempre coisas novas a receber dali.
E 'a medida que pesquiso, mais vejo a quantos trabalhos serviu. Fazer artístico, reflexões, psicanálise, filosofia.
Para minha surpresa, a borboleta que criei inspirada no filme, desdobrou-se, foi transformada em orinuno e ganhou novas asas. Atravessou continentes. Em breve, novidade boa (muito boa) aqui no blog: aguardem.

30 abril 2013

UM DESEJO DE ASAS ( nova versão)

Essa borboletinha já foi postada aqui no blog, mas dessa vez, alterei algumas dobras e ela obteve um acabamento mais circular.
Na foto acima, ela descansa sobre uma Caixa de Outono, cujo tutorial, postei em: http://zenorigami.blogspot.com.br/2012/03/caixa-de-outono.html


Tutorial:





E para quem quer saber mais, caixa de outono, após o vôo da borboleta, abaixo:














19 junho 2012

UM DESEJO DE ASAS (borboleta)

 Essa borboleta foi criada há um ano ou mais. Ainda não totalmente satisfeita com o resultado, resolvi acertar o que poderia, agora acho que ficou bem assim.
A necessidade de modificar as asas me fez lembrar do título do filme de Wim Wenders - "Asas do Desejo", onde um anjo, ao descobrir sua paixão por uma trapezista, sonha tornar-se humano. Um filme lindo e profundo, daqueles que sempre somam reflexões.
A borboleta, se feita somente até o passo 13, foma um ângulo de 90º, perfeito para que seja usada como marcador de páginas também.
 tutorial:


"Do que têm inveja os anjos? Da finitude dos mortais. Da fragilidade, da sua inscrição no tempo, do sentir frio, do sentir fome, do sentir doce, do esfregar as mãos uma na outra numa madrugada gelada, de sentir o calor de um copo de café esquentando o corpo, de ter saudades, incertezas, de morrer de amor..."  Peter P.Pelbart


'A pedido da  leitora Célia Fernandes (de Portugal) que quer fazer as borboletinhas para um trabalho detalhei melhor o passo a passo: