LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador mandala. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador mandala. Mostrar todas as postagens

30 junho 2020

501

501

Resolvi que essa pequena mandalinha receberia esse nome, por pura suspresa, quando ao organizar o blog dia desses, descobrir que já postei mais de 500 origamis autorais aqui! Então, para o meu próprio marco, ela ficou como 501, embora haja muitas criações que eu nem publique  - ocupando o tempo que exigem as postagens com mais e mais criações e dobras. 




vista pelo verso: 


Para a 501, usamos seis módulos de proporção 2::3. Ou seja, eu usei papel de 4 cm x 6 cm, e  também fiz outra com 5 cm x 7,5 cm cada módulo. Tanto uma quanto a outra, mantém a proporção de 2 medidas por 3 medidas, sejam elas quais forem as que você escolher. 

1- faça um vinco na vertical e outro na horizontal, cruzando o papel ao centro.

 2- e então dobre-o no vinco horizontal ( v.f.)
 3- a seguir, precisamos marcar  ( só os vincos) duas diagonais, então dobraremos como na foto abaixo e em seguida, desdobramos
 4- o papel ficará marcado como na foto a seguir:
                                      5- abra-o totalmente: 
 6 - e agora, hora de montar as dobras a partir das marcas feitas anteriormente
 7- assim que as dobras se fecharem, teremos o resultado abaixo. Na foto deixei um pouco aberto para melhor visualização.
 8 - faremos um movimento como o "virar as páginas" de um livro. Tanto do lado direito (na frente) quanto do lado esquerdo ( por trás). ( Se está em dúvida, talvez ajude observar o visual do passo 9) 
 9 - e então teremos alcançado esse desenho:
10-  agora precisaremos de dois vincos que podemos conseguir dobrando e desdobrando da quina para baixo, assim:
 11 - aproveitando os vincos do passo 10, as camadas centrais serão " afundadas" para sumir dentro do modelo.
 12- que fica assim:
 13- e então dobraremos as camadas da frente, tanto do lado direito quanto esquerdo, para o centro do triângulo.
14- veja o resultado:  
15  - que visto pelas costas, será assim:
16 - a seguir, vamos dobrar as abas laterais para baixo ( v.f.)
17 - ficará assim:
18 - agora vamos dobrar as duas pontinhas superiores para baixo
 19 - temos o módulo concluído:  
 20 - para conectar os módulos, aproxime-os de acordo com a foto inserindo a aba lilás do módulo à direita  no bolsinho branco do módulo da esquerda.
 21 - e faça a inserção cuidando para que fiquem bem ajustados principalmente no centro da mandala, repetindo a junção de todos os módulos.
 22 - eis aí o resultado em vista frontal
  23- mas talvez você prefira o efeito que ela tem vista pelo verso. Escolha, dobre, respire, inspire-se... 






05 maio 2020

TRIBO INSPIRE

Mandalas e estrelas... fruto de um trabalho para o final do curso de meditação CULTIVO com Luís Fernando Leier de @Tribo Inspire. Só tenho a agradecer. 21 dias de mergulhos e descobertas. 



13 agosto 2016

RIO 2016

RIO 2016
Sequer pensara em ir à abertura das Olimpíadas, mas na véspera, ganhei um convite, e então... claro que fui! A oportunidade de estar no Maracanã com primos queridos que não vejo com a freqüência que gostaria e mais um espetáculo de luzes, cores, sons, etnias, traços, diferenças, bem ali, ao alcance da mão -  já que assisti de um  num lugar excelente -  era imperdível.
A hora do hino,  pura emoção, das vezes em  que o nó na garganta foi mais forte que a voz lutando por sair. E para todos que como eu, questionaram se o momento pelo qual passamos condiz com sediar os jogos, deixo "Meu coração brasileiro" num texto de Alexandra Lucas Coelho, que ilustra divinamente o que penso. 
Sobre a grande festa do dia 5 de agosto, já  há fotos, vídeos e artigos espalhados pelos jornais e revistas do mundo, mas aqui quero falar especialmente da "chuva" no final da abertura.
Milhões de pequenos pedaços de seda despencaram por todo o Maracanã, caindo de levinho e por tempo suficiente para que antes da saída, estivéssemos todos nós cobertos de cor.
Origamista que se preza, não pode ver papel sem pensar naquilo... Os que convivem comigo, já nem se incomodam tão acostumados estão. Bem, recolhi alguns das cadeiras, do chão e guardei para uso futuro. O papel, extremamente fino, era difícil até de segurar, pois deslizava na pressão dos dedos e não tinha medidas comuns. A primeira mandala que fiz, levei-a depois a um jogo de Handebol masculino, na Arena do Futuro. Segue uma foto, único registro, pois até guardada, a mandala amassou. Quem olhar bem na minha mão sobre o azul da bandeira, vai vê-la quando ainda estava inteira. 
Mas não desisto fácil e apesar do desafio da gramatura e das pequenas medidas (1,7 x 5,7cm), dobrei a seda. E saiu assim:
O nome, não poderia ser outro: Rio 2016. E para quem quiser se aventurar, desenhei um esboço do diagrama.. 
 Boas dobras e "comida, diversão e arte"  para todos nós! 

08 agosto 2016

MANDALA DO PROJETO GIRAMÓDULO

O Projeto Giramódulo, é filho do módulo LEGO, semente de tantas boas criações plantadas e cultivadas pelas mãos do mundo. 
A primeira mandala que criei com ele, foi também a capa do convite que muitos origamistas receberam naquela época, chamando-os a participar. 
Assim que o diagrama do LEGO  foi finalmente publicado, recebi vários contatos pedindo explicação ou vídeo sobre como era montada a mandala após o módulo ficar pronto. 
Então, aí vai: 
 Fiz a mandala com 21 módulos Lego, e pode ser feita com apenas 20. 
Para alguns leitores que ainda não dominam a linguagem técnica do origami e sentem dificuldade em  interpretar diagramas,  posto além do desenhado por Hidemi Tokui, também o fotograma que montei naqueles primeiros tempos do Projeto e enviava para os leitores iniciantes: 
Após os 21 módulos preparados, serão trabalhados assim:
 1 ao 3 - Abaixe a ponta menor, dobrando-a na posição mostrada para vincá-la.
4 e 5 - Volte-a para o lugar original,
6 - Afaste suavemente as camadas de papel da ponta menor ( em verde escuro no modelo.
7 - Traga  para baixo a camada de papel afastada no passo 6 até ficar totalmente plana de acordo com a foto seguinte.
8- Levante a pontinha voltada para você, dobrando o pequeno quadrado ao meio, até que ela toque o outro ponto vermelho.
9 e 10- O módulo deve ter agora esse aspecto.
11 e 12 - Com uma espátula ou objeto cilíndrico, como uma caneta ou pincel, enrole a pontinha na qual trabalhou.
13- Repita o processo até obter 21 módulos.
14- Encaixe, APENAS a camada mais superficial ddas dobras do módulo à direita,  no bolso do  módulo à esquerda. 
15 e 16- Atenção: a base deve ficar o mais alinhada possível.
17- Virando o papel, deve ter esse aspecto.
Final: complete encaixando todos os módulos restantes da mesma forma até obter a mandala.
Dúvidas? Escreva que respondo o mais rápido possível.
Lembre-se de que a escolha do papel, textura, cor, pode fazer muita diferença.
Já fez? Então é só enviar uma foto.
Boas dobrinhas.