LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador tsuru. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tsuru. Mostrar todas as postagens

05 julho 2020

ETÉREO

ETÉREO
Esse é um pássaro tão simples para quem já tem alguma familiaridade com o origami ou para aqueles que em algum momento experimentaram por uma vez que fosse, dobrar um tsuru.
 Foi desconstruindo um deles, que cheguei a esse resultado. Os primeiros passos são exatamente os mesmos, mas para quem nunca fez, escolhi postar o passo a passo desde o início. 

Tutorial: 


1-Vinque o papel conforme a foto
2- e gire-o um pouco, fechando-o sobre si mesmo.
3 - se achatado, teremos isso:
4-  então vamos fazer os vincos abaixo, levando as margens externas até o centro e voltando-as para o lugar de origem. Isso deve ser feito na frente no verso do papel.
5- e agora dobre as extremidades externas que foram vincadas, para dentro, escondendo-as dentro do modelo.
ATENÇÃO A SEGUIR: (os passo 7 a 9 são opcionais, você pode ir direto para o passo 10 se não desejar o centro afundado - essa parte não ficará em muita evidência)

7 o passo seguinte é totalmente opcional. Eu o criei para um design mais avançado, mas ele não é necessário. Pode ser pulado sem nenhum prejuízo para o resultado final
8 - abra todo o papel e observe a marca obtida no passo 7. Ela deve ser afundada antes de retornarmos às dobras que já haviam sido feitas
9- papel com o centro já afundado e o modelo voltando á forma que havíamos obtido no passo 6
10 -  agora levantaremos a primeira camada do papel criando a dobra ( v.f.) mostrada abaixo: 
11-fica assim
12- então,  levantamos a ponta à esquerda para obter a marca mostrada abaixo, que fará o primeiro veio da folha que virá a ser o comedouro.
13- veja como fica:
14- e a intervalos regulares, faremos outros vincos paralelos, marcando a folha com suas divisões.
15-  vincaremos agora a ponta à direita, marcando o local onde  a subiremos por dentro de si própria, ( como no tsuru) e que formará o pescoço do pássaro.
16- a seguir a dobra da cabeça que nascerá do centro das camadas que formam o pescoço: 
17 - ficou como abaixo :
18 - gire o papel sobre a superfície e já é possível perceber com  mais clareza o pássaro.
19 - hora de arredondar a ponta da asa para quem prefere formas mais arredondadas. Com um palitinho, suavemente se faz isso
20 - faça o curler em ambas as asas e depois vire o papel para ver o modelo por baixo ( o pequeno ponto amarelo guiará você, servindo como referência) 
21- visto por baixo, vamos afastar as duas camadas ao lado do ponto amarelo.
22- abrindo...
23 - e concluindo a abertura, obteremos isso:
24- e então reforce as dobras que fez antes: 
25- e pronto,  vire o pássaro para o comedouro folha. E você pode também fazer os vincos de folha nas asas, se gostar de um modelo com mais marcas.




31 agosto 2016

MINHA PRIMEIRA KIRIKO

 MINHA PRIMEIRA KIRIKO
Ontem, tive a sorte de participar de um workshop de kiriko. Sorte??? Bem... eu saí para um bate-papo com um grande amigo que raramente encontro e fomos espalhar origami pela cidade, presente para iluminar o dia de quem os encontrasse. Por acaso (acaso???), gentileza atrai gentileza e fui cair direto dentro da oficina, sem nem imaginar que ela acontecesse. Distribui tantos mimos pelos cantos da cidade e ganhei esse presentão! 
Engraçado, que um ou dois dias antes, eu tentara contato com a pessoa que fez as "bandeirinhas" que estão expostas na janela do Paço Imperial. E de repente.... a encontrei. Tenho mais a contar, mas falta tempo. Como "boa aluna" que sou, tentei hoje criar eu mesma o motivo para minha primeira kiriko ( sim, é feminino). 
Confesso que imaginei que fosse mais fácil do que se mostrou. Escolhi o tsuru por razões óbvias e a partir dele, passei a desenvolver a idéia. Inventar um motivo e dar a ele pontes suficientes para que o tema não se perca ou fique solto, que tenha sustentação sem peso, equilíbrio e alguma simetria... ufa! 
Mas saiu, e até que para primeira vez, fiquei bem feliz com o resultado. 

31 janeiro 2012

CASINHA DE TSURU (foto)


Esse origami, eu criei no ano passado. Pati Henriques e Ana Fajardo quando o viram, quiseram fazer e eu prometi o diagrama. O tempo foi passando, como sempre, tecendo suas rendas, suas redes...mas tenho paixão pela boa palavra e não as faria esperar ainda mais.  Para dobrá-la, não há segredo: é fácil, rápida e ideal para iniciantes no origami.Então, meninas, com carinho,aí vai o passo a passo especialmente a pedidos.
 'As vezes chego a sonhar com uma árvore de Natal decorada só com elas - casinhas vermelhas com tsurus verdes; casinhas douradas com tsurus brancos; casinhas de todas as cores... quem sabe um dia? Fica a idéia lançada para cada um de vocês.