LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador reaproveitamento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador reaproveitamento. Mostrar todas as postagens

26 novembro 2017

PAPEL PARA ORIGAMI ou ORIGAMI PARA O PAPEL? ( DE LÓTUS E PITAYA)

Tive a sorte de ao longo dos anos em que dobro, ganhar muuuuuitos papéis para origami. Lindos, coloridos, leves, importados, nacionais, estampados, um para o humor de cada dia. 

Tenho uma queda especial por restauração, garimpo, reciclagem, "invencionices"; não há como esconder e nem porquê. 
De um bom tempo para cá, acontece sim, de eu procurar em meu baú, papéis específicos, com gramatura exata para algum trabalho, mas tenho me visto fazendo cada vez mais  o movimento contrário: às vezes há algum papel que atravessa o meu caminho e me pergunto: 
-Por que não?

Então, invento alguma coisa, qualquer coisa que eu possa fazer com ele. Na foto abaixo, usei  papel de sabonete e gostei do resultado. A Davene lançou o "Exotic"  que vem com essa embalagem linda, primaveril e em várias cores. Fiquei com dó de jogar no lixo... 

 E eu o trouxe para passear: direto dos jardins da criação, um pouco menos de descarte, substituído por delícias de reaproveitamento. Assim nasceu um vestido com perfume de lótus e pitaya, bom para um domingo como hoje!

18 novembro 2014

DE SOBRAS & DOBRAS

"Contribuindo com o desenvolvimento sustentável do planeta, as mandalas criadas por Márcia Krone e dobradas juntamente com Tânia Sant'Anna, Márcio J. Galvão, Martha Pereira e Conceição Barros, buscam pela via da arte desconstruir nosso olhar sobre o cotidiano e propor o ato criativo com papéis garimpados da coleta seletiva e reutilizados na confecção dessa forma milenar, cercada de conteúdos simbólicos que remetem à integração e ao equilíbrio. Para o exercício da consciência ambiental através da arte o tutorial de alguns trabalhos da exposição estará disponível em breve no site da autora do projeto."
A idéia  foi fazer a ornamentação no coreto do Campo, que também tem formato de mandala, integrando a segunda edição da  Tomada Cultural de Niterói, que reúne artistas de diversos estilos, com apresentações de teatro, música, dança, poesia, literatura, documentários e artes visuais.




Porém, chovia e enquanto começávamos a colocação das mandalas,  o evento foi cancelado devido ao tempo.

Mesmo que com visão parcial, o início do trabalho já nos mostrava que o visual ao fim seria bom quanto imagináramos. Então, fizemos alguns registros  para poder compartilhar com  leitores e amigos.
Dessa forma, ao menos dá para imaginar o que seria o resultado.
Instalaríamos 72 móbiles com número variado de mandalas nos janelões e mais 16 fios no círculo central. Todas autorais feitas com o módulo de InfinitOrigami ("Lego" em  papel quadrado) e  com triângulos e retângulos resultantes do corte dos catálogos e folhas, aproveitando assim inteiramente todos os papéis utilizados no projeto, sem desperdício ou perdas.


Tânia Sant"Anna :"não chove, não chove, rs"
Marcio Jorge Galvão
Conceição Barros

Eu e as dezenas de mandalas aguardando 


Martha Pereira no centro delas.
Mandala iluminada...



Recolhendo....



E apesar da chuva, aparecia gente: na foto abaixo, o estímulo da instrutora de Yoga Kátia conversando com Tania. Houve também visitantes que pediam para comprar os trabalhos, mas saíam felizes quando dizíamos que faríamos melhor: no blog, gradualmente será publicado o tutorial de algumas.








Mandala sobre minha janela de mandalas...










E numa foto de Conceição Barros, nós, com nossas varas de pescar estrelas, já sonhando com o dia em que as mandalas irão para outro  espaço , colorir a vida.Aguardem...