LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador papel triangular. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador papel triangular. Mostrar todas as postagens

22 abril 2016

TRIÂNGULO AMOROSO

TRIÂNGULO AMOROSO
Esse pequeno coração é feito com um triângulo isósceles, de base larga e pouca altura. No da foto usei o triângulo com base de 10,0 cm de base, por 
2,5 cm de altura. 
  Tutorial: 
1-Faça um vinco central como na foto abaixo: 
2-e agora as laterais serão dobradas para cima, ao longo do eixo central
3-fica assim:
4-vire o papel e faça as dobras mostradas na foto abaixo:
5- o formato deve ser como o da foto
6 - vire o papel e faça as dobras indicadas na foto.
7 - hora de desdobrar tudo...
8 - papel aberto como no início
 9 - e dobrar de novo, agora, de fora para dentro, onde havia as marcações.
 10- mais uma vez
 11 - e outra ainda
 12 - vire o papel e a imagem será como abaixo: 
 13- nas duas pontinhas do alto, calcule aproximadamente um terço da altura e dobre como na foto. Os iniciantes, podem deixar assim, e virando, o coração estará pronto.
 14- mas quem já está familiarizado com origami, ou gosta de desafios, essas pontinhas podem ser embutidas...
15- Vire... prontinho!
Fica aberto sim. Afinal, o que eu faria com  um coração fechado?
E por falar em abertos corações, em três, lembrei de um filme imperdível que assisti há pouco tempo com pessoas que eu já conhecia. Belas e suaves, inteiras e autênticas como todo o amor deve ser. 
Há os que viram o nariz quando se fala em relações triangulares; então, mais uma vez, insisto que vale a pena assistir, repensar e lembrar que "qualquer maneira de AMOR vale a pena", mas de AMOR, eu disse!












CORAÇÃO DE CAPRICORNIANO(A)

O coração abaixo é um passo anterior de "Triângulo Amoroso", mas  com dobrinhas nas pontas para imitar a  cabra dos filhos de saturno.

PET

 PET

Mais uma dobrinha bem simples, a partir do triângulo isósceles de base maior que altura.

ZZZZZ

ZZZZZZ

Aqui, um pequeno voador, feito também em triângulo isósceles, com altura menor que a base.





19 abril 2016

MANU

MANU
 Há poucos dias atrás vi a imagem de papéis coloridos, cortados em triângulos isósceles para venda. A foto foi postada por Manuel Carrasco. Quando tentei dobrar com triângulos pela primeira vez, confesso que achei quase impossível. É como se entre ângulos e lados não houvesse diálogos possíveis.
À imagem dos papéis coloridos  somava-se uma observação sobre o fato de não serem equiláteros, o que torna as dobras ainda mais complicadas. Mas... olhei como desafio. E só depois recordei que há três anos atrás, aqui mesmo no blog, eu já criara a mandala  "Um céu de origamis" a partir de triângulos e cujo tutorial pode ser visto aqui
É que são muitas postagens, somadas a trabalhos que ainda nem publiquei e se não olhar com atenção, demoro para saber como cheguei àquela solução. Fiz também uma série bem simples de pássaros.todos em papel triangular. 
Então, após ver a postagem resolvi fazer algumas experiências com o triângulo isósceles.
Primeiro foi um anel, depois uma tentativa frustrada de caixinha e um pássaro milhões de vezes simples:
Mas, longe de estar satisfeita, continuei tentando. E então obtive um resultado um pouco mais feliz: um beija-flor!
Os ângulos da base formam as asas enquanto o ângulo do vértice utilizei para fazer o bico..
E por ser Manuel Carrasco quem de certa forma despertou em mim o desejo por dobras com papel triangular, o nome do beija-flor ficou "Manu", em homenagem a ele!

22 janeiro 2015

FLÔ di BEM QUERENÇA

Flô di bem querença é "flô", mas é também estrela. E  feita com pouquíssimo papel. Nunca escondi minha simpatia pelos triângulos. Guardo-os sempre que sobram em algum envelope para uso futuro. Essa "flô", nasceu primeiro estrela, a das pontas alongadas. Depois, com apenas uma dobra a mais, ela se arredonda e ganha outro formato. E floresce.



TUTORIAL( para o formato estrela)
O primeiro fotograma é para a de pontas alongadas, parecendo uma estrela com flor ao centro. Usei 3 quadradinhos de papel divididos ao meio. Assim, obtive 6 triângulos, dos quais um foi dispensado, pois só são necessários 5. Dá até para fazer com apenas 4 triângulos, mas eu tenho preferência por números ímpares, de modo que achei agradável o resultado com 5 triângulos.
No passo 11 é opcional fazer ou não o curler. Com algum objeto finíssimo e cilíndrico, é só enrolar a pontinha com cuidado para dentro, conforme a foto.
13 - O bolso do lado esquerdo, deve ser aberto para melhor acomodação da ponta que iremos introduzir.
15 - A ponta do módulo à esquerda é guardada no bolso do módulo à direita, até ficar como no passo 16.
17 - Arredonde mais uma vez como foi feito no passo 14, só que agora na junção dos módulos.
O mesmo procedimento é feito para conectar os três módulos restantes até termos o resultado abaixo: 





TUTORIAL ( para o formato "flô"):
Aqui, o caminho é praticamente idêntico do acima, com apenas o arredondamento da ponta, que fica menor.
Também pode ou não ser feito o curler na pontinha da aba direita, isso é opcional. Para usar o curler, a pressão sobre as camadas do papel no encaixe, fará com que deslizem, sendo indicado o uso de cola para firmar. Sem o curler, todas as camadas serão lisas e planas, se encaixam com perfeição e podem ser fixadas apenas pelas dobras.


A quem interessar possa: a foto acima foi tirada sobre a capa do livro "Espero alguém" de Fabrício Carpinejar. Indicação deliciosa. Leiam, reflitam, divirtam-se, transformem-se. Banho de poesia!
 Em verde, a "flô" vista pelas costas...


18 janeiro 2015

MANDALA ENSOLARADA

Dias de verão pedem corpos soltos, férias, roupas leves, água, muita água, sombra e horas livres para leituras (já terminei o terceiro livro de 2015!) para o sono e para assistir ao pôr-do-sol. E é o que tenho feito além de algum crochê.

Desta vez, confesso, foi  com algum esforço que peguei os papéis, angustiada que estava por tão longo período sem dobrar.E não podia ser nada elaboradíssimo porque não há inspiração, expiração, tempo e ar para tal.Teria que ser algo nesse mesmo ritmo descomprometido dos dias.
O nome, não poderia ser outro. Então, compartilho com os leitores o fotograma para quem quiser se distrair nas horas de muito calor: MANDALA ENSOLARADA.
TUTORIAL:
Gosto de trabalhar com triângulos. Usei quatro quadrados divididos na diagonal, o que resultou em 8 triângulos
No passo 4 as marcações são feitas levemente, apenas para determinar os meios.
Os passos 15a e 15b são opcionais. Podem ser feitos a partir do passo 15 e teremos então os resultados das duas fotos iniciais. Podem ainda ser realizados só após o passo 18 para dar maior firmeza aos módulos, ou.... se a mandala for aplicada sobre capa de agendas, tampa de caixas ou outros objetos planos, podem ser dispensados e conseguimos um outro efeito.
Os passos 19 e 20 só serão seguidos se já não foram feitas as dobras indicadas nos passos 15a e 15b pois são as mesma pontas embutidas, só que após a mandala pronta.
Tenham dias lindos!