LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador tampa. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tampa. Mostrar todas as postagens

04 janeiro 2013

SIMPLES ASSIM


  No Natal passado, usei a caixa abaixo para presentear. Enchi-a de cartõezinhos para presentes. Todos adoraram. É simples, rápida e fácil. E ainda tem a vantagem de não desperdiçar nenhum pedacinho de papel.

A caixa é cortada em cruz e embora não seja exatamente origami, acompanha-o muito bem. Não é preciso encaixe, porque a própria tampa faz com que a pressão a mantenha fechada.

A tampa é feita em origami:
Com as sobras do corte da caixa, fiz cartões bem variados para serem amarrados a presentes e acompanhados de mensagens.


A caixa também pode ser furada e "alinhavada" com fios rústicos ou sisal.
A tampa "Tomie Ohtake", que já tem tutorial aqui no blog, também fica ótima se usada para completar a caixinha, que no caso, ganhará um ar mais sofisticado.




09 dezembro 2012

TOMIE E AS ESTRELAS

Tenho feito várias caixas com tampa. Abaixo, fotos de "Tomie e as estrelas" e outras variações. Pintei com técnica mista alguns papéis que haviam sobrado do origami para Niemeyer no MAC, e os usei para as caixas. Tive então a idéia de fazer algumas delas não com origami, mas cortadas em cruz, abertas, que tomam o formato cubóide, apenas quando seguras pela tampa. Gostei do resultado. Há muitos papéis de muitas cores para usar ainda. Com as pontas que sobravam dos cortes, fiz muitos cartões, para todas as ocasiões.



Quando aberta, a caixinha fica assim:
E fechada, a própria pressão da tampa a mantém.Além de usar pouco papel, com as sobras dá para fazer cartões de tamanhos variados.
Sob a caixa verde, feita inteiramente com o papel pintado ( dupla face), os mini cartões coloridos para acompanhar presentes. Dentro dela, Tomie e as estrelas.







27 setembro 2012

MANTIQUEIRA


Ontem, criei duas caixinhas, uma é Mantiqueira - lugar genial, rico em cachoeiras e montanhas. A outra, Visconde de Mauá ( fotos em breve), um espaço mágico e encantado.

"MANTIQUEIRA", um termo originado do tupi-guarani, vem da junção de "amana", que significa chuva; com "tykyra", gota.

Entre tantas maravilhas, Mantiqueira também inspirou música. Com melodia do compositor e pianista Nelson Ayres e letra de Renato Braz, vale ouvir essa versão do Ahn Trio.


"É a paz na manhã que desperta
é um vale de portas abertas
pra quem quer chegar
Mãe Mantiqueira
me guarde, me queira
de volta
pro meu lugar"
 ( Renato Braz)


"É o mesmo som de regato
é a mesma névoa no ar
é o mesmo cheiro de mato
depois da chuva molhar...

É clarão de luar na janela
e no fundo o contorno da serra
que corre pro mar.
Na varanda um ninho
de andorinha
um pé de lima, um sabiá"
(Renato Braz)

Mantiqueira alguns meses depois ganhou variação: consultem aqui no blog  a tampa em tesselation Tomie Othake