LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador vestimenta. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador vestimenta. Mostrar todas as postagens

14 novembro 2016

COLEÇÃO PRIMAVERA / VERÃO ZENORIGAMI - 1

Eu tenho tal paixão por criar vestidinhos, que resolvi fazê-los ao longo de todo o ano. Imagino que quando o inverno retornar, já terei tanto exercício e experiência que sairão mais bonitos, até porque amo inverno; mas resolvi começar com os adequados para os dias de primavera que temos tido. Minha janela anda colorida, meu primeiro junquilho branco enfim abriu, tem morango e as azaléias (que descobri depois serem flores originárias da China e Japão) que florescem  uma atrás da outra... E há beija-flor passeando por aqui quase diariamente!










Alguns modelos não constam aqui porque não estou com as fotos aqui e agora, mas em breve, anexarei. Já me solicitaram os tutoriais e me debato com a questão do tempo para edição. Logicamente não haverá como fazer de todos, mas certamente de um ou outro, pretendo publicar para que também vocês possam fazê-los.  Bjs floridos.



RETROSPECTIVA (SET, OUT, NOV 2016)

Quase um mês e meio sem publicar no blog...imagino que nunca tenha ficado tanto tempo longe. E com saudades!
Meus horários de consultas e entrevistas estão cheios, me divido entre dois consultórios e os atendimentos na Escola de Ed. Especial. 
À noite, chego tão cansada que me distraio um pouco e durmo logo depois, mas durante o dia,  num intervalo ou outro, nas paradas dos percursos, travessias, esperas, lá vou eu, com os papéis que sempre me acompanham para essas horas. E assim, as criações desse período sem postagem aqui, foram fotografadas e aí vão:
 Ainda havia um ar de inverno no ar, e brotou esse vestido - casaquinho, uma despedida para os poucos  e deliciosos dias frios que há por aqui.
Então foi a vez de voltar aos polígonos. Encontrei entre a papelada, algumas folhas que havia pintado há muuuuuuuuito tempo atrás e partindo do nonágono, fiz esse vaso-pote, que me faz pensar em folhas, e por vezes em determinados  ângulos, em um peixe. Adorei o resultado e a cor. Não sou de falsa modéstia: quando não gosto do que crio, não gosto mesmo e nem posto! E quando me dá prazer, trago aquilo que é bom para dividir com vocês .
Ele foi evolução de outros ensaios em nonágonos: 





E resolvi voltar depois ao "corte e costura", mas sem cortes, rs. E então, descobri dentro de mim um chamado antigo... os vestidinhos. Adoro. E com eles vieram macacões, jardineiras, calças etc. Vou publicar os já fotografados e na medida do possível, publicarei os novos chegando.

29 março 2013

ANOS DOURADOS

Esses vestidinhos trouxeram de volta um sabor nostálgico daqueles anos maravilhosos, que só sabe quem viveu... Fiquei fascinada pela variedade possível de combinações (encaixam-se perfeitamente sem cola e todas as saias podem ser recombinadas com todas as blusas e assim por diante) 
Esse, longo, tem a saia feita com a parte interna de um guardanapo. A cintura, dobrada como mostrarei no tutorial e a parte rodada, com crumpling, uma técnica muito bacana onde o papel é amassado e moldado.
O vestidinho pode ser usado como marcador de livros: sem ponteira (acima), ele se fixa sobre a borda da folha pela dobra atrás do decote. Com ponteira, (abaixo), fica mais longo e marca toda a página.
"Oh mãe, me explica me ensina
Me diz o que é feminina
Não é no cabelo, ou no dengo ou no olhar
É ser menina por todo lugar" Joyce
No modelo acima, a blusa fica toda para dentro da saia, mas podemos também prender só a parte das costas e deixar a frente solta sobre a renda, como a seguir, dando a impressão daqueles coletes de vovôs.
Tutorial da blusa:
Para a maior parte das que fiz, usei um papel quadrado de 8,0cm x 8,0cm, mas pode ser usada qualquer outra medida.

Tutorial da saia:
Ela pode ser feita em renda, em papel circular,forma de doces ou em papel quadrado, sempre seguindo os mesmos passos. A toalhinha de renda que aproveitei, tinha 13,0 cm de diâmetro, e a fiz também com papel quadrado de 13,0cm x 13,0 cm, e depois, fui fazendo em medidas diversas para mudar os comprimentos das saias, tomando apenas o cuidado de no passo 3 e 4, não aprofundar  e alargar muito a dobra para manter o tamanho da cintura adequado.

Tutorial da ponteira:
Ela é opcional para os que preferem um modelo mais clássico,mas caso não queira usá-la, o vestidinho serve como marcador mesmo assim!



Com que roupa eu vou? Bem, para hoje escolho essa:

E você, com qual vai?