LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador UM CÉU DE ORIGAMI. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador UM CÉU DE ORIGAMI. Mostrar todas as postagens

01 dezembro 2014

SÓ MAIS ALGUNS DIAS...

Quem não viu, tem tempo ainda até 07 de dezembro para visitar "UM CÉU DE ORIGAMI" no Planetário da Gávea. A  instalação feita em 20 de outrubro de 2014 permanece aberta ao público até o final de semana.


"UM CÉU DE ORIGAMI é um projeto de autoria de Márcia Krone realizado juntamente com a equipe formada por Conceição Barros, Márcio J. Galvão, Martha Pereita e Tania Sant`Anna.
A dobradura de papel, uma técnica milenar iniciada no Oriente, vem ganhando a cada dia maior espaço em nossa cultura por seu caráter científico e artístico que tem servido à arquitetura, geometria, engenharia, astronomia, matemática e tantas outras áreas.
No trabalho desenvolvido especialmente para o Planetário da Gávea, a obra instala uma imagem parcial de céu a partir de formas geométricas e múltiplas estrelas criadas para homenagear Ray Bradbury, escritor que através de seu olhar poético remete à viagens espaciais, cenários mágicos e aventuras interestelares. A idéia foi construir um recorte de céu com imagens que a artista criou para esse viajante nas estrelas já homenageado em outros Planetários pelo mundo e que partiu recentemente.
Nascendo da fantasia apaixonada gerada pelos contos e escritos desse autor que nos transporta eternamente ao espaço, a instalação UM CÉU DE ORIGAMI, visa aproximar os visitantes da arte secular das dobraduras que constrói de formas simples às mais complexas usando como matéria prima o papel - que passa de sua forma plana á tridimensionalidade.
O origami tem entusiastas espalhados por todos os continentes, dobrando e criando novos modelos que atualmente são utilizados em múltiplas áreas: do tratamento de crianças com necessidades especiais à painéis solares e satélites."



31 outubro 2014

Um CÉU de ORIGAMI

Ray, com carinho, é para você, aí mesmo onde deve estar: entre as estrelas!

"UM CÉU DE ORIGAMI" foi um projeto criado especialmente para a Fundação Planetário do Rio de Janeiro na Gávea, por ocasião da 5° edição do Equinócio Cultural que acontece de 21 de outubro a 7 de dezembro.

Eu, Conceição Barros, Marcio Jorge Galvão, Martha Pereira e Tania Santana, não só  ouvimos estrelas, mas também as dobramos para que a instalação pudesse ter esse resultado.
E valeu a pena: na foto abaixo, logo após a finalização de nosso trabalho, uma garotinha saindo da Cúpula, encontra o mural todo pronto, e feliz, pula em frente ao nosso céu de origami e grita:
"- Meu Deus, o que é isso???"



A idéia desse trabalho no Planetário foi antes de tudo homenagear um escritor que por anos e anos, desde minha adolescência, foi quem proporcionou dos melhores momentos que tive de  viagens, sonhos e leituras: Ray Bradbury. Quem já leu, sabe de sua capacidade para nos tranportar para lugares longínquos, muito além das estrelas; mas quem não conhece, vale a pena procurar por seus escritos.
Acima a Ray mais clássica talvez a primeira. Eu amo esse escritor e as maravilhas que produziu. Assim, o trabalho foi composto prioritariamente com estrelas Ray criadas para ele como um mimo - algumas cujo diagrama já publiquei aqui, e outras que continuam nascendo.



Depois de pronto, a cúpula se abriu e uma escola que visitava o Planetário saiu com as crianças bem em frente ao trabalho. E então, inundadas pela luz azul vinda de cima, imersas na penumbra, mais uma surpresa - o garotinho, pasmo, olha e pergunta:
" - Ué, mas já está noite?"
E foi assim que nosso céu se encheu de encantos e tudo fez ainda mais sentido. Se Ray nos presenteou com "Os  frutos dourados do sol", pudemos oferecer a ele estrelas azuis do anoitecer.
 Fizemos também algumas constelações, utilizado fios de seda entre  estrelas de papel.
 Melissa e Martha organizando a mesa com as estrelas separadas segundo seu formato.
O Equinócio Cultural visa tornar a Ciência acessível ao público através de atividades artísticas, integrando Astronomia e ciências a ela relacionadas. O origami, usado da Engenharia à Matemática, se expande também pela Geometria e outras áreas, sendo aplicado a estudos de painéis solares e satélites e ganhando a cada dia mais espaço e reconhecimento.

Ray também amava os dinossauros...e escreveu muitas vezes sobre eles.



Abaixo, com Celso Lira que trabalha no Planetário, é músico e irá se apresentar no Equinócio, e Lucas, o estagiário que gentilmente nos ajudou a fixar as estrelas mais altas sempre com esse sorriso.



Algumas fotos de um espaço que visto de perto, nos remete a lugares muito, muito distantes e nos faz refletir sobre nosso tamanho real no universo.