LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador FLÔ di BEM QUERENÇA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador FLÔ di BEM QUERENÇA. Mostrar todas as postagens

12 abril 2016

MIMO QUE GANHEII DO DOBRAS BRASIL

Não é todo dia que a gente toma o café da manhã saboreando tanto, mas quando ganhei essa caneca feita especialmente para mim do Dobras Brasil por ter participado como Convidada Especial, a alegria foi imensurável. A canequinha contém símbolos do Japão  e do Brasil, meu nome bem ao centro e... vários modelos de origamis que criei cirandando em toda a sua volta... É ou não é um presente dos céus??? Fiquei até arrepiada quando vi! 
E para que vocês possam olhar com detalhes, seguem os links tutoriais desses origamis e também  para as mandalas  para colorir que criei - as pioneiras com símbolos de origami. Divirtam-se crianças!
Logo pertinho do Monte Fuji, a marca Zen Origami que figura junto às mandalas, aparece anunciando os as dobras.


MANDALAS PARA COLORIR ( e/ou para mosaico)
http://zenorigami.blogspot.com.br/2015/11/mosaico-mandalas-de-origami-construcao.html

http://zenorigami.blogspot.com.br/2015/05/mandala-zen-origami-para-colorir.html


OUVIR OS PÉS
Sobre o "Dobras"o sapatinho que ensinei na abertura da oficina. Feito com papel circular, muitos resistem em usá-lo inicialmente, mas depois de experimentar, fazem o outro pé e mais outro e outro ainda.. e você, já dobrou os seus? Escutou os seus pés hoje? Para que lugar eles querem caminhar? Ou onde relaxam? Abaixo fotos e o tutorial: 




ESTRELLA ABUELA
Tive uma vovó  chamada Eurídice. Era linda, fofa, firme. Não morava em minha cidade e às vezes eu ia com minha mãe visitá-la. Infelizmente partiu cedo, mas lembro até hoje das histórias que contava e tenho um livrinho de orações que me deu quando eu tinha uns seis anos. Estrela Avó é para as mulheres sábias, mágicas, que atravessam as eras dentro de nós.
Ela tem tutorial aqui e também foi diagramada por Hidemi Tokui, constando do livro entregue aos participantes na celebração do aniversário do Dobras Brasil.
 http://zenorigami.blogspot.com.br/2015/02/estrella-abuela.html



TUDO JUNTO E MISTURADO
Esse é um sapatinho modular. Ensinei-o durante as férias no  ORIGUABA, mas ainda não deu para diagramá-lo, pois há uma pilha de sapatinhos à espera para que eu os publique juntos. Por enquanto, vocês só terão a imagem, mas aguardem, ok?


PÉ ANTE PÉ
Pois é, esse, como o que está acima, ainda sem tutorial. É um sapatinho mais trabalhoso e demorado, mas fica perfeito. Causou paixões por onde andou e alguns foram dados de presente para os membros do Dobras Brasil. Na foto, uma variação. E no link, algumas outras fotos.


AZUL AZUL
Esse modelo pentagonal nasceu já faz algum tempo e como eu já tinha um modelo chamado "Azul", ele foi nomeado assim - realmente, tem dois tons dessa cor tão variada. Foi criado numa época em que fiz muitas e muitas estrelas e pesquisava possibilidades com polígonos.É simples e faz um jogo de cores bastante interessante. 

"FLÔ di BEM QUERENÇA"
E ali na minha canequinha mágica, bem abaixo do desenho do Cristo Redentor, representante do Rio de Janeiro, do Brasil, a " Flô di Bem Querença", meio flor, meio estrela. Um exemplo de origami modular e simples usando apenas cinco módulos. Quer testar? Fotograma aqui.
 E que dá espaço a variações, como abaixo: 
 E agora com licença que me deu uma seeeeeeeeede...... advinhem o motivo!



22 janeiro 2015

FLÔ di BEM QUERENÇA

Flô di bem querença é "flô", mas é também estrela. E  feita com pouquíssimo papel. Nunca escondi minha simpatia pelos triângulos. Guardo-os sempre que sobram em algum envelope para uso futuro. Essa "flô", nasceu primeiro estrela, a das pontas alongadas. Depois, com apenas uma dobra a mais, ela se arredonda e ganha outro formato. E floresce.



TUTORIAL( para o formato estrela)
O primeiro fotograma é para a de pontas alongadas, parecendo uma estrela com flor ao centro. Usei 3 quadradinhos de papel divididos ao meio. Assim, obtive 6 triângulos, dos quais um foi dispensado, pois só são necessários 5. Dá até para fazer com apenas 4 triângulos, mas eu tenho preferência por números ímpares, de modo que achei agradável o resultado com 5 triângulos.
No passo 11 é opcional fazer ou não o curler. Com algum objeto finíssimo e cilíndrico, é só enrolar a pontinha com cuidado para dentro, conforme a foto.
13 - O bolso do lado esquerdo, deve ser aberto para melhor acomodação da ponta que iremos introduzir.
15 - A ponta do módulo à esquerda é guardada no bolso do módulo à direita, até ficar como no passo 16.
17 - Arredonde mais uma vez como foi feito no passo 14, só que agora na junção dos módulos.
O mesmo procedimento é feito para conectar os três módulos restantes até termos o resultado abaixo: 





TUTORIAL ( para o formato "flô"):
Aqui, o caminho é praticamente idêntico do acima, com apenas o arredondamento da ponta, que fica menor.
Também pode ou não ser feito o curler na pontinha da aba direita, isso é opcional. Para usar o curler, a pressão sobre as camadas do papel no encaixe, fará com que deslizem, sendo indicado o uso de cola para firmar. Sem o curler, todas as camadas serão lisas e planas, se encaixam com perfeição e podem ser fixadas apenas pelas dobras.


A quem interessar possa: a foto acima foi tirada sobre a capa do livro "Espero alguém" de Fabrício Carpinejar. Indicação deliciosa. Leiam, reflitam, divirtam-se, transformem-se. Banho de poesia!
 Em verde, a "flô" vista pelas costas...