LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador PARA UM MENINO QUE ESTÁ INDO EMBORA. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PARA UM MENINO QUE ESTÁ INDO EMBORA. Mostrar todas as postagens

15 dezembro 2014

PARA UM MENINO QUE ESTÁ INDO EMBORA

Hoje logo cedo o telefone tocou e a notícia que recebi tingiu meu coração de cores tristes. Em horas assim, é como se a gente não coubesse dentro da gente mesmo... sensação de quem vai implodir. 
Às vezes, quando estou feliz, eu crio estrelas. Alegria. Mas há dias como o de hoje em que estou pura agonia, então...


 TUTORIAL:
Recorri ao origami para transmutar a energia. Para alguns pode parecer louco, mas na verdade, é travessia: vales, montanhas, idas e voltas, círculo, encontro, infinito. Ao fim, já estou vibrando de outra forma.
 Há pouco, a mesma pessoa que me ligou cedo, telefonou novamente. E disse:
-"Assim é injusto: você pode tocar piano, pintar, criar, fazer poesia,  dobrar, cantar e sentir-se melhor. Eu tenho que arrumar casa, lavar, limpar, organizar, ter um trabalho danado, para chegar a isso,  rs!" E eu a fiz recordar do sucesso que é na cozinha, lugar onde sou um zero.De seu talento para fazer as pessoas rirem. E é assim - cada um com seu caminho. Somos diferentes para enfeitar o mundo. 
Muitas vezes, precisamos dar uma volta imensa, fazer coisas e coisas até alcançar o maravilhoso estado do "não fazer". Lembrei também de uma informação preciosa que recebi outro dia de Didier Boursin. Ele escreveu me parabenizando pela variante que fiz de sua caixinha triangular e citando a palavra "simples"  disse que provém do latim - simplex - que se opõe à "complexo" - termo que significa muitas dobras. Eu jamais havia refletido a respeito e achei muito interessante e enriquecedor.
Pesquisando um pouco mais a respeito, encontrei que "simplex' seria a visão límpida, não comprometida do real" . E tudo ficou claro, redondo como um círculo: quando o ar faltou, fiz poesia, criei essa estrela em papel triangular, pois o três fala de movimento, de impermanência, transição e ao fim, consegui vivenciar esse "indo embora" como passagem, permissão para seguir viagem e a dor ficou menor, transformada em compreensão.