LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.
Mostrando postagens com marcador PROJETO. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador PROJETO. Mostrar todas as postagens

09 março 2015

COLORINDO A VIDA

Dia 08 de março foi aniversário de 40 anos do Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, comemorado com uma grande criação coletiva por artistas de áreas diversas.
 O C.C.P.C.M. fica dentro do Campo São Bento, que por si só é extremamente inspirador.
 E se você recorda do projeto "De sobras e dobras", publicado aqui no blog, vai achar incrível, que vários eventos da Tomada Cultural de novembro, cancelados no próprio dia por conta da chuva que caiu intensa, tenham sido transferidos para ontem e também parecia que não poderiam acontecer, pois na véspera, a cidade ficou mergulhada em água durante chuva torrencial.
 Mas a manhã acordou suave. Com nuvens, mas sem chuva, e lá fomos nós...
Da esquerda para a direita: Márcio Jorge Galvão, eu, Tânia Santana, Conceição Barros e à frente, Emilson Nunes.
Martha Pereira com Márcio, dando início à instalação.
 Os origamis foram guardados desde aquela época, o que facilitou o trabalho que não acreditávamos fosse acontecer, de novo, sob o humor do tempo, mas, superou nossas expectativas.
 E mesmo não tendo publicado convites ou avisado alguém, muita gente passou por lá no domingo, prestigiando  apresentações e instalações.
Na foto, com Martha Pereira, Tunico Amancio e Lívia.
As mandalas de Lego, foram distribuídas por toda a varanda, em árvores e como móbiles.


 E no mesmo dia, foi aniversário de Tânia Santana, parabéns para ela, gente!!!!!



 No mesmo espaço das mandalas, tivemos a fluida instalação de Igor Gaviole: "Que lugar é infância?"

 Com fotos desse tempo mágico dentro de sacos com água ( uterinos?), ele os distribuiu pelo piso com a simpática informação: " a obra pode ser tocada" ...




 E adultos e crianças, ou adultos e suas crianças, brincaram todos.



 As nossas também!



 Houve também Arremesso de buquês, com três noivas que eram sorrisos de luz, numa intervenção de  Zazá Malta.
  Cecília interagindo com as bolhas d`água. Silêncio, mergulho, atenção. Pleno lugar de infância...
"mural bonito, seu moço!"

 Uma obra tão inusitada quanto o tempo...

 Noivinha feliz entre origamis e flores.











E mesmo que o dia não tenha sido ensolarado, a diversão foi deliciosa, e ainda melhor com a instalação bolas feita por  Gabriel Angel Jacob. De fato, vida colorida!






20 junho 2014

PROJETO GIRAMÓDULO

InfinitOrigamInfinitOrigamInfinitOrigamInfinitOrigamInfinitOrigamInfinit


Giramódulo é um projeto que nasceu a partir da unidade que originou todos os modelos abaixo, alguns feitos em um único pedaço de papel; outros, modulares.

"Lego" fez com que eu me apaixonasse a ponto de ficar dias trabalhando apenas sobre ele e descobrindo perplexa as coisas incríveis que podem ser criadas partindo desse módulo. 

Então, tive a curiosidade de saber o que outras pessoas pelo mundo fariam com ele. Assim, entreguei aos participantes um caminho para partir, sem a menor idéia de onde irão chegar. É uma provocação. 


Elefante ( 3 módulos Lego e duas tiras de papel)
Borboletas ( um único papel)
Peixe ( um único papel)
Castiçal (vários módulos)
Pássaro-vaso  (com um único pedaço de papel)
Chapéu - (um só papel)
Gato (3 módulos Lego)

Elefante ( 4 módulos Lego)
Coelho ( 4 módulos Lego)

Com o material em mãos, a inspiração chegará. Por envolver pessoas dos cinco continentes com diferentes graus de experiência, todas saindo de um mesmo ponto, imagino a multiplicidade de direções que cada um poderá seguir. 
Mandalas ( número de módulos variável)

Apenas duas coisas serão as mesmas: o módulo inicial e o calor entusiasmado que já pude perceber nas respostas dos primeiros convidados(*). Alguns, trabalharão duro, farão disso um desafio; para outros, os dedos correrão céleres sobre o papel - não importa.
 Pato ( única fl de papel)
 Gaivota ( um só papel)
Colibri ( um só papel)

 O essencial é que para todos, a alma possa conduzir e certamente irá irromper o melhor que se tem a dar. 

Agradecimentos:

 A  David Brill  
(http://brilliantorigami.com)    (http://digitalorigami.com/oac/#) (  http://www.flickr.com/photos/brill/) que apreciou a idéia do GIRAMÓDULO desejando boa sorte em minhas aventuras com origami. Teve ainda a gentileza de informar que Pasquale D'Auria já adotara o nome LEGO para um módulo que criou há muitos anos e eu não conhecia.

A Pasquale D'Auria  
(http:// www.origamidauria.it/lavori/animali-lego-2/) que agradeceu a consulta que lhe fiz sobre autorização para manter ou substituir a nomenclatura e delicadamente permitiu que eu a mantivesse. O módulo criado por ele é de fato tão múltiplo quanto o brinquedo que originou o nome LEGO.(**) e reproduz fielmente o objeto, permitindo todos aqueles encaixes e construções. Já o de GIRAMÓDULO, é um LEGO apenas no sentido simbólico, pois recebeu esse nome por suas possibilidades, sem ter nenhuma correlação de forma com o brinquedo original.

A  Ronald Koh 
(https://flickr.com/photos/ronkoh/sets/) pela sugestão de que eu divulgasse em rede social uma foto do módulo, para pesquisar se havia ou não existência prévia e publicação, ou se de fato o criei. (Até o momento não parece haver qualquer registro anterior, embora o módulo seja bastante simples e como é comum no origami, já pode ter sido inventado).

E a todos os participantes que acolheram e acolherão alegremente o projeto, com mãos ávidas de desejo e curiosidade imensa em participar.

(*) Giramódulo é um projeto aberto à pessoas do mundo inteiro. Para obter um convite, basta entrar em contato através de:  zenorigami1@gmail.com  ou do facebook (ZenOrigami MK) .Eu pretendia ter mais tempo para chamar todas as pessoas que planejei, mas a solicitação ansiosa do módulo por aquelas a quem já consegui enviar o convite, fez com que antes de concluir o chamado, eu resolvesse fazer esta postagem. A lista continua. 
Iniciei-a pensando naqueles por quem tenho imensa admiração pelo trabalho; origamistas geniais que aprecio - esses, não poderiam faltar!
Estendi o convite para pessoas próximas, que estão de um ou outro modo, constantemente interagindo, estimulando, criticando, comentando e incentivando minha própria produção, como leitores e participantes públicos do blog que enviaram o email para contato. Amigos de amigos que souberam do GIRAMÓDULO e pediram para participar - e  está ficando muito maior do que imaginei.
Alguns convidados não chegaram a visualizar o recebimento e ainda não responderam, mas não há prazo estabelecido e se você for um deles e encontrar o convite a qualquer momento, pode enviar fotos de sua criação quando quiser. Há ainda os que serão chamados num outro lote de convites (já em curso), feitos por mim e pelos participantes que também estão autorizados a multiplicar essa idéia  após terem criado e enviado foto do seu próprio modelo. Se você tem interesse, faça contato. Esse projeto tem início, mas não fim. Saiu pelo mundo viajando e pretendo que retorne cheio de novidades. Pensei em chamá-lo de InfinitOrigami, pois é isso que as dobras são para quem se envolve com elas.

(**) LEGO originalmente é um brinquedo de décadas atrás, cujo inventor, um carpinteiro dinamarquês que construía casas e mobília para fazendeiros, escolheu esse nome, fundindo "leg" e "godt", dois termos que juntos significam "brincar bem". Perfeito não é?

Um bom brincar para todos!