LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

15 julho 2020

POR ONDE ANDAS?

POR ONDE ANDAS?

Uma casinha de papel muito fácil e simples, construída a partir de um retângulo e que além de servir como caixa para presentes, ainda pode ser trabalhada para virar luminária, como nos exemplos que posto abaixo para vocês. 
 Pode parecer desafiador quando você vir quantas fotos há no tutorial, mas apenas porque eu quis especificar bem, como faço, considerando que muita gente que jamais dobrou um barquinho, possa se interessar e precisa também entender ( embora para qualquer dúvida, seja só registrar nos comentários - abaixo da postagem- que responderei oportunamente.) Depois de dobrar a primeira, você há de concordar comigo e achar muito muito simples !




TUTORIAL: 
1- Eu usei um retângulo de papel com 29,5 cm x 12,5 cm. Essas são as medidas padrão, mas você pode aumentá-las em escala maior ou menor, desde que mantidas as proporções. Se optar pelas medidas acima, o trabalho pronto ficará com: 5,5 cm x 4,5 cmx 7,0 cm

 2 - para fazer os vincos verticais ( v.f.)  é só seguir as medidas indicadas abaixo: 
 3 - e então, faremos os vincos horizontais (v.f.) dividindo papel em três partes segundo as medidas citadas: 
 4 -   o resultado será assim: 
 5 e então, as quatro diagonais conforme a foto 
 6- devemos ter alcançado essa forma: 
 7 - e a seguir, os vincos abaixo ( m.f.) em azul 
8- então é só dar forma aos vincos feitos anteriormente e teremos isso ( foto parcial  apenas  mostrando o lado direito do modelo) 
atenção: daqui para a frente, divido o fotograma com papéis em cores diferentes que indicam também formas parecidas na seqüência, mas que devem ser seguidas individualmente
 ***- para os iniciantes, oriento seguirem as fotos da casinha amarela, que é  a que tem dobras mais simples, mas pedem maior delicadeza para o fechamento perfeito do telhado.
 *** para quem já tem prática com origami, oriento fortemente a casinha listrada que ficará com melhor acabamento e terá fechamento mais simples  é só rolar a página para baixo e seguir as fotos a partir do passo 9 lá. 
9 - note que os triângulos formados irão aos poucos se sobrepondo
10- assim...
 11 e se você girar um pouco o modelo, já é possível enxergar a primeira parte do telhado e as paredes começando a ficar em pé... êbaaaaaaa!!!!!
12 - do lado esquerdo, você deve repetir a mesma seqüência de dobras ( passos 8 a 11) e conseguirá visualizar os telhados e a casa inteirinha com um espaço interno para guardar bombons, mimos e outras delícias.

 13- agora vamos sobrepor um lado ao outro do telhado, encaixando-os com cuidado para um bom ajuste.
14-  dica: pressione com leveza a parte que escolheu para ficar por baixo, o que facilitará a sobreposição.
15- agora é só pressionar as duas partes 
16- até um perfeito ajuste:  prontinha! 
Para melhor acabamento, o modelo listrado segue abaixo, um passo a passo bastante semelhante, mas inclui duas dobras que não aconselho a quem ainda não desenvolveu intimidade com origami.

9- ficam assim as dobras anteriormente marcadas no lado direito e esquerdo do modelo.
10- e agora, vamos fazer (v.f) uma pequena barrinha (não há medida ideal, você deve fazê-la tão fina quanto for capaz para que o telhado e a casa não fiquem com afastamento visível entre eles.
Se você ampliar a foto a seguir, verá que a dobra feita agora, deverá ir até onde encontre a diagonal azul (m.f.). Marquei com um ponto amarelo para facilitar o entendimento.
11- esse é o resultado: 
12- e então, vamos refazer as dobras anteriormente vincadas que darão a construção do telhado. 

13- com o fechamento completo,  o telhado fica com essa forma: 
14- já dobrado tanto do lado esquerdo quanto do direito:  
 15- preparando o fechamento...
16- aqui,  na transição, antes do completo fechamento, fica parecido com uma barraquinha de pipoca 
17- e completando o encaixe, teremos a casinha pronta!  
( a casinha listrada foi feita com um reângulo de papel menor, reduzindo todas as medidas em 50% e portanto fica com metade da medida da amarela quando pronta)




2 comentários: