LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

22 maio 2020

VESTIDO PARA ACOLHER O DESAMPARO

VESTIDO PARA ACOLHER O DESAMPARO

Nascido em tempos de recolhimento e renovação, os mesmos em que a humanidade e o mundo se perguntam: quais as mudanças que o planeta espera de nós? E é em meio às nossas interrogações, à nossa solidão tão compartilhada - e que traz cada um de nós de encontro à sua essência que me veio esse pequeno vestido. Com mangas que abraçam, saia longa para aquecer e algumas dobras para tempos de pausa e espera. 
Pode ser também usado como marca páginas com uma singularidade: é capaz de separar uma seqüência delas de uma só vez, marcando a um só tempo duas páginas separadas.
Abaixo uma das formas de utilizá-lo:

ou, encaixando a ponta da página na base da cintura  
 podemos conseguir que com a abertura nas costas, a blusa/xale seja a  entrada para a ponta da outra página, sem desmarcar a primeira.

TUTORIAL:
1- Usei para o vestido colorido acima um quadrado de papel de 7,5 e um círculo com diâmetro de igual medida.
 Com o círculo, fiz a parte superior do vestido, que tem o passo a passo no fotograma do manto de Buda, que você encontra aqui no blog. E então, seguimos, pois precisaremos apenas dobrar a saia.
2- o quadrado será dividido ao meio na vertical, depois em quatro partes e cada uma delas em mais duas partes, até que consigamos que o quadrado tenha oito partes iguais.
3- se visto de costas, ficou assim.
 4- hora de fazer o acabamento das bordas, dobrando a extremidade do papel para dentro:
5 - e agora você faz as pregas como desejar: todas para a esquerda, ou todas para a direita, pode alternar metade para cada lado como escolhi fazer ou criar um outro caminho. E a conexão dos módulos é igual a que você encontrará aqui no blog mesmo, no fotograma de Rumi.
  E ainda há opção de dobrar o papel quadrado em apenas 4 partes e fazer uma espécie de kimono  着物, きもの   .
Mas... não terminamos aqui! Podemos fazer o vestido com dois módulos circulares também:
É o mesmo processo e há outras idéias que você pode encontrar na minha página: 

E já que falamos em quimonos, 
ou kimonos... aqui há um outro que criei e publiquei o tutorial  - também com  apenas uma folhinha de papel circular ( que amo tanto!)

Aproveite as pausas, respire, acolha, acolha-se e sigamos ... tudo passa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário