LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

20 maio 2020

BUDA

BUDA

Foi  muito agradável para mim criar esse Buda tão simples, com apenas dois círculos de papel e num momento em que me vejo completamente voltada à reconexão, aos estudos e práticas ligados à meditação, atenção plena e espiritualidade. Eu amei o resultado tanto quanto o processo e ainda mais todas as variações que ele permite. 

"Só há um tempo em que é fundamental despertar. E esse tempo é agora." Buda

Apenas simplifique!
"Onde quer que viva, esse é o teu templo, se o tratar como tal" Buda




TUTORIAL
***Você vai precisar dois círculos: para o corpo,  um círculo três vezes maior que o usado para a cabeça. Então, é só manter a proporção 3::1. Se fizer por exemplo o corpo com 15 cm de diâmetro, a cabeça deverá ter 5 cm de diâmetro.

 Para o manto eu usei um círculo com aproximadamente 6,0cm de diâmetro, desenhado com a tampa de um pote de tinta sobre o papel já que no momento não tenho acesso a compasso e nem ao cortador de círculos maravilhoso que ganhei um dia de Márcio Rebeque e pode ser usado para quem não se adequa à tesoura ou estilete. Além de permitir que se obtenha vários círculos rapidamente em qualquer tamanho.

1- o círculo é dividido em quatro partes iguais
2- e a seguir as duas extremidades do alto e a inferior, são levadas de encontro ao eixo central. (v.f.)
3- vire o módulo de costas e ele estará como na foto a seguir: 
4 - hora de conduzir as dobras do passo 2 de encontro ao eixo central, mas dobrando apenas a camada superior do papel e não o semicírculo que estava escondido e ficará visível. Dê uma olhada em como ficará no passo 5 e acompanhe o passo a passo nas fotos a seguir, veja: 
5 - acima fotografei o processo para aqueles que não estão familiarizados com a arte do origami, mas querem muito fazer esse pequeno Buda. E abaixo, temos o resultado final do movimento no passo 4:
6 - e faremos exatamente o mesmo na parte inferior do círculo.
7- obtendo esse resultado
8 - vire de costas:
9 - e levaremos as duas pontas superiores para baixo, exatamente onde aponta o lápis, fazendo então duas dobras (v.f.) que formarão as mangas do manto descansando sobre o colo de nosso pequeno Buda.
10 - A postura de meditação já fica sugerida aí.
11 - e o manto  pode ser  dado por concluído se você prefere com a gola mais alta, abraçando a  cabeça. Mas pode ser ainda acrescido das dobras abaixo que servirão também  como suporte para a cabeça a ser conectada depois: 
12 - prontinho. Seguimos?
13- a cabeça foi desenhada com uma tampinha de spray, e tem em média 2,0 cm de diâmetro, mas você pode ir sentindo à medida que faz, quais as medidas que ficam adequadas ao material que você tem disponível e o efeito que deseja. Anotei as minhas, apenas para que possa ficar sugerido um equilíbrio satisfatório entre cabeça e corpo. Então, começamos dividindo o círculo em quatro partes iguais também. 
14 - e conduzimos as extremidades direita e esquerda do círculo para trás, até que se unam no eixo central ( m.f.)
15- e então abrimos essas duas dobras e obteremos o círculo com esses vincos:
16 - e da mesma maneira que fizemos no manto, faremos agora, levando os vincos do passo anterior ao encontro do eixo central. Isso forma duas novas dobras (v.f.) que ficarão por trás do módulo.
17 - Lembra que é o mesmo que havíamos feito para o módulo do manto? Lá, isso era horizontal, mas aqui, para a cabeça, a dobra central está verticalizada, assim como o módulo.
18 - e vire a cabeça de costas para que possamos arredondá-la no alto: 
19  fica assim: 
20 - mas as pontas devem ser levemente sobrepostas para um bom acabamento: 
( este passo foi  incluído após a publicação do fotograma para melhor entendimento)

21 - e virando-a de frente,  já concluída:

22 - então, aproxime a cabeça e o manto para que ela se encaixe na abertura conforme mostram as fotos a seguir:
23- e proooooonto! Pode dobrá-lo agora com facilidade para dar de presente, para usar como marca-páginas e para treinar atenção. Depois, pode me mandar fotos dos que dobrou e publicarei com seu nome aqui, tá? Namastê.


Se você optar por usá-lo como marca-páginas, torço para que seja de uma super leitura, boa e construtiva, e na foto está indicada a abertura por onde a pontinha da folha do livro será encaixada. 



***Errata: a foto do passo 19 que para mim  estava claro, foi incluída posteriormente por sugestão do leitor Jhonny, que ao acompanhar o fotograma, achou que faltava  um esclarecimento maior e me comunicou. Também foi corrigida a medida do círculo usado para a cabeça, que ao lançar aqui, coloquei de um outro modelo em curso, falha percebida também por Jhonny. Agora, minha gente,  bora dobrar!



5 comentários:

  1. Adorei!!Vou dobrar e te envio o meu .PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida, quero ver o seu sim, tá? Grata por sua atenção. Bjs e ótimas dobrinhas.

      Excluir
  2. Muito legal! Gratidão por disponibilizar o passo a passo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Edilene. Sempre que posso eu faço o tutorial e disponibizo com prazer para que outros também se beneficiem dessa arte milenar. bj

    ResponderExcluir