LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

07 fevereiro 2022

( para Quino) MAFALDA

 ( para Quino)  MAFALDA 

 ( diagrama e vídeo tutorial) 


Essa personagem super popular e querida,  criada por Quino por volta dos anos 60, é  figura inesquecível no imaginário de muitos de nós que atravessamos os anos 60 entre infância e adolescência. Em sua constante preocupação com os direitos humanos e questionamentos a respeito do mundo em que vivemos, o que diria ela  dos dias de hoje? 


Há muito em queria criá-la em origami, mas foi só no ano passado, durante a pandemia  que aconteceu.  Assim que a publiquei, Regina Magarotto se encantou e pediu para ensiná-la juntamente com Celina Sakamoto.  Aceitei e só agora, na  dança complicada de nossos cotidianos,  encontramos tempo para  essa partilha.

 
Celina Sakamoto porém sugeriu ir além: num trabalho primoroso, fez o  diagrama dessa mocinha simpática todo desenhado à mão!  É um trabalho tão limpo e tão incrível que fico imaginando como alguém pode diagramar com tanta perfeição e alegria.
Mas ela também está com explicações em vídeo para os que ainda não se familiarizaram com diagramas. Você encontra o tutorial em vídeo aqui, no  canal  da   Sandra Gobert, e além de explicar como se faz, ela  também vai mostrando como traduzir a simbologia do origami na prática, dobrando sobre as folhas diagramadas pela Celina. 

 Eu pessoalmente, adoro criar origamis... já  quanto a fazer os tutoriais, é outro departamento:  sinto como se de alguma forma isso me subtraísse o tempo  sagrado da criação e não me traz prazer, rs.  Assim sendo, sou muito grata à ambas por essa oportunidade de ter o tutorial da Mafalda num trabalho encantador para atender a tantos pedidos.  



Abaixo  você encontra o diagrama. Divirta-se!



Lista de materiais: 
 Você pode imprimir os papéis abaixo caso não os tenha nas cores desejadas. Já estão com o tamanho sugerido, embora  mantendo as proporções, ela possa ser bem maior ou mesmo pequenininha. 





Cabeça/ Corpo:
Franja:
Cabelos: 
Pernocas:
Meias:
Sapatos: 
Vestido: 
Lacinho: 
Aqui temos duas opções. O laço que usei  de início quando criei a Mafalda foi um de grande circulação na internet, muito gracioso, de autoria de Lee Hyekyung. Tentei pedir "aquela época autorização para o uso com créditos, mas ela não visualizou e portanto, não pode responder. Então eu fiz um modelo bem simples, que ganhava volume, afastando-se as duas faces, mas mesmo assim, ficou muito reto - eu tinha a impressão de que  sobre a cabeça dessa mocinha, parecia um disco voador,  rs.  
A Celina Sakamoto criou um lacinho lindo, gostoso, fácil de fazer , que eu adorei e com a silhueta perfeita de um laço, como Mafalda merece! E ela  gentilmente, disponibilizou também o diagrama desse modelinho: 
Montagem final



 Deixemos agora a Mafalda ser cidadã do mundo também em origami.  
Gratidão mais uma vez à madrinha da Mafalda em origami: Regina Magarotto , à  Celina Sakamoto por tornar esse diagrama possível e a Sandra Gobert por ter se oferecido para fazer o vídeo  em seu canal para todos. 












































10 comentários:

  1. Muito feliz em ter contribuído de alguma forma. Parabéns pela criação e a Celina pela diagramação maravilhosa, agora é só dobrar. Beijos dobrados!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse, Regina, voce foi o link, teve a ideia, fez a ponte e aqui estamos. Nós e todxs os que chegarem para dobrar. Obrigada mais uma vez.

      Excluir
  2. Obrigada, Márcia Krone por compartilhar a sua Mafalda em Origami e de eu ter a oportunidade de fazer a diagramação deste personagem incrível! Gratidão!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Márcia Krone por compartilhar sua Mafalda em Origami e de eu ter tido a oportunidade de diagramar este personagem incrível! GRATIDÃO! 💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celina, por algum motivo os comentários ficaram guardados e depois vieram todos juntos, rs. Coisas do blog, mas o importante foi termos essa oportunidade de partilha, troca e conhecimento. Que seja o inicio de uma longa e firme amizade. Gratidão.

      Excluir
  4. Obrigada, Márcia Krone por compartilhar sua Mafalda em Origami e de eu ter tido a oportunidade de diagramar esse personagem incrível! GRATIDÃO! 💖

    ResponderExcluir
  5. Que linda, Marcia!!!! A riqueza nos detalhes... a meinha nos sapatos me pegaram de um jeito! Lindo demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa, como vai? Pois é, e uma dica: se usar um papel bem fininho, vc pode dar uma amassadinha em várias linhas horizontais naquela meia para ficar bem no estilo dela, rs.

      Excluir
  6. Márcia, já tinha visto a sua Mafalda, mas esperava as fotos que sempre você coloca para seguirmos nas dobras. Acho que a diagramação ajuda, mas para quem sabe ler. Eu sei, mas muitos não sabem e fica uma coisa restrita a poucas pessoas. Eu adoro suas criações. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Julita: agora já tem o vídeo tutorial que você assiste em https://www.youtube.com/watch?v=y1zkaWZo89Y. Achei muito justa sua colocação, mas como tudo foi se encaminhando para diagrama e vídeo, acho que agora ficou acessível a todos, como deve ser. E qualquer dúvida que vc tiver, me contata e dobramos juntas o que vc precisar. Bjs e gratidão.

      Excluir