LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

02 março 2015

YOGA

Atenção cotidiana para : " a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranqüilo"
"Se ao final desta existência
Alguma ansiedade me restar 
E conseguir me perturbar;
Se eu me debater aflito
No conflito, na discórdia...

Se ainda ocultar verdades
Para ocultar-me,
Para ofuscar-me com fantasias por mim criadas...

Se restar abatimento e revolta
Pelo que não consegui
Possuir, dizer, fazer e mesmo ser...

Se eu retiver um pouco mais 
Do que é necessário
E persistir indiferente ao grande pranto do mundo...
Se algum ressentimento,
algum ferimento
Impedir-me do imenso alívio
Que é o irrestritamente perdoar...

E, mais ainda, 
Se ainda não souber sinceramente orar
Por quem me agrediu e injustiçou...

Se continuar a mediocremente
Denunciar o cisco no olho do outro
Sem conseguir vencer a treva e a trave
Em meu próprio...

Se seguir protestando
Reclamando, contestando
Exigindo que o mundo mude
Sem qualquer esforço para mudar, eu
Se indigente da incondicional alegria interior
Em queixas, ais e lamúrias
Persistir e buscar consolo, conforto, simpatia
Para minha imperiosa angústia...

Se, ainda incapaz [...]
Precisar dos prazeres medíocres que o mundo vende...
Se precisar ainda que o mundo silencie
Para que possa embeber-me de silêncio
Sem saber realizá-lo em mim...

Se minha fortaleza e segurança
São  construídas com os materiais
Grosseiros e frágeis
Que o mundo empresta
E  eu  neles ainda acredito...
Se imprudente e cegamente
 continuar desejando
Adquirir, multiplicar e reter
Valores, coisas, pessoas, posições, ideologias
Na ânsia de ser feliz...

Se ainda presa do grande embuste
Persistir e continuar iludido
Com a importância que me dou...

Se ao fim de meus dias
Continuar
Sem escutar, sem entender, sem atender,
Sem realizar o Cristo, 
Que dentro de mim, Eu Sou
Terei me perdido  [...]
dos divinos talentos
que a vida a todos confia

E serei um fraco a mais
Um traidor da própria vida
Da Vida que investe em mim
Que de mim espera, 
E que se vê frustrada
Diante de meu fim.

Se tudo isto acontecer
Terei parasitado a Vida
E inutilmente ocupado
O tempo
E o espaço 
De Deus
Terei meramente sido vencido
Pelo fim
Sem ter atingido a Meta"
( prof. Hermógenes)
 TUTORIAL: 

 Explicações adicionais: ainda pretendo criar origamis de outros ásanas, e há nesses iniciais algumas ligeiras variações. Para facilitar, montei o tutorial do modelo na foto abaixo.
9 - mostra em close a modelagem da cabeça.
10 - a mesma v.f. marcada em vermelho, deve ser feita também do outro lado para formar os braços.
18 - a extremidade de onde se faz a mão.
20 - após serem encaixadas, curvá-las juntas para o alto.
24 - as pernas são trabalhadas em curler.




Nenhum comentário:

Postar um comentário