apresentação

apresentação

LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

22 janeiro 2015

FLÔ di BEM QUERENÇA

Flô di bem querença é "flô", mas é também estrela. E  feita com pouquíssimo papel. Nunca escondi minha simpatia pelos triângulos. Guardo-os sempre que sobram em algum envelope para uso futuro. Essa "flô", nasceu primeiro estrela, a das pontas alongadas. Depois, com apenas uma dobra a mais, ela se arredonda e ganha outro formato. E floresce.



TUTORIAL( para o formato estrela)
O primeiro fotograma é para a de pontas alongadas, parecendo uma estrela com flor ao centro. Usei 3 quadradinhos de papel divididos ao meio. Assim, obtive 6 triângulos, dos quais um foi dispensado, pois só são necessários 5. Dá até para fazer com apenas 4 triângulos, mas eu tenho preferência por números ímpares, de modo que achei agradável o resultado com 5 triângulos.
No passo 11 é opcional fazer ou não o curler. Com algum objeto finíssimo e cilíndrico, é só enrolar a pontinha com cuidado para dentro, conforme a foto.
13 - O bolso do lado esquerdo, deve ser aberto para melhor acomodação da ponta que iremos introduzir.
15 - A ponta do módulo à esquerda é guardada no bolso do módulo à direita, até ficar como no passo 16.
17 - Arredonde mais uma vez como foi feito no passo 14, só que agora na junção dos módulos.
O mesmo procedimento é feito para conectar os três módulos restantes até termos o resultado abaixo: 





TUTORIAL ( para o formato "flô"):
Aqui, o caminho é praticamente idêntico do acima, com apenas o arredondamento da ponta, que fica menor.
Também pode ou não ser feito o curler na pontinha da aba direita, isso é opcional. Para usar o curler, a pressão sobre as camadas do papel no encaixe, fará com que deslizem, sendo indicado o uso de cola para firmar. Sem o curler, todas as camadas serão lisas e planas, se encaixam com perfeição e podem ser fixadas apenas pelas dobras.


A quem interessar possa: a foto acima foi tirada sobre a capa do livro "Espero alguém" de Fabrício Carpinejar. Indicação deliciosa. Leiam, reflitam, divirtam-se, transformem-se. Banho de poesia!
 Em verde, a "flô" vista pelas costas...


Nenhum comentário:

Postar um comentário