apresentação

apresentação

LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

12 setembro 2012

ALEGRIA

Esse, é o meu segundo trabalho publicado na Colômbia. O primeiro, "Mainha", foi em 2010.
"Alegria", uma flor-estrela, composta por oito módulos, foi publicada recentemente, em "Páginas de Origami - Colección de modelos 2012" , junto a modelos originais criados por origamistas de todas as partes do mundo, para brindar o Encuentro Nacional de Origami em Bogotá. Na junção dos módulos, o encontro das peças, em segundo plano,  ganha um desenho que remete a bandeirinhas de papel, dessas das festas caipiras, embora ainda não fosse essa a época.
Tenho paixão por bichos em geral, mas nos últimos tempos, os cães tem sido aqueles com quem mais convivo. Em julho de 2011, encontrei um, que era o mais alegre que até hoje conheci. Alegria constante seria sua marca registrada. Consegui quem o adotasse, mas infelizmente, fugiu. Nunca mais soube dele. Quase um ano depois, outro, parecidíssimo com o primeiro, foi encontrado em uma cidade próxima. Naquele momento, isso representou não só esperança brotando ( como a luz na foto), mas também nova alegria. Foi então que sentei com alguns papéis sobre a bancada e "Alegria" nasceu. Era abril.
Alegria é na verdade uma variação do Onishi, que criei para a Carla Godoy e que tinha as pequenas pontas internas aéreas. Agora, acrescido de mais algumas dobras , ele ganha um desenho mais espaçado e com o detalhe das "bandeirinhas" de ligação como pano de fundo.
 O efeito vai depender da escolha de texturas e cores, podendo ser múltiplo. Abaixo, escolhi um papel com um ar meio retrô. A mim, agradam as estampas vintage que tenho encontrado frequentemente.
                                 atrás:
                                           diagrama

Para excelência no ajuste dos módulos, eles são alternados, para que o design ganhe equilíbrio, veja foto abaixo:

Repare que os módulos 1, 3 e 5 (bolsos)  estão ligeiramente abaixo dos módulos 2 e 4 (abas), recebendo-os.

T.: "Alegria é para você, esteja onde estiver e que sua vida continue repleta da mesma alegria que pude compartilhar.









2 comentários:

  1. Márcia, parabéns por mais uma linda criação, seus origamis são únicos, você tem estilo próprio! Quando vi a foto da estrela, já sabia que era sua! Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  2. Rs, rs, Carla... obrigada. Você identificou logo, também porque te é familiar! Lembra da "Onishi", rs? Foi mais ou menos na mesma época. "Alegria", tem mais alguns encaixes, mas vc há de reparar que a sequência básica se mantém. Abraços alegres, rs!

    ResponderExcluir