LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

12 setembro 2012

ALEGRIA

Esse, é o meu segundo trabalho publicado na Colômbia. O primeiro, "Mainha", foi em 2010.
"Alegria", uma flor-estrela, composta por oito módulos, foi publicada recentemente, em "Páginas de Origami - Colección de modelos 2012" , junto a modelos originais criados por origamistas de todas as partes do mundo, para brindar o Encuentro Nacional de Origami em Bogotá. Na junção dos módulos, o encontro das peças, em segundo plano,  ganha um desenho que remete a bandeirinhas de papel, dessas das festas caipiras, embora ainda não fosse essa a época.
Tenho paixão por bichos em geral, mas nos últimos tempos, os cães tem sido aqueles com quem mais convivo. Em julho de 2011, encontrei um, que era o mais alegre que até hoje conheci. Alegria constante seria sua marca registrada. Consegui quem o adotasse, mas infelizmente, fugiu. Nunca mais soube dele. Quase um ano depois, outro, parecidíssimo com o primeiro, foi encontrado em uma cidade próxima. Naquele momento, isso representou não só esperança brotando ( como a luz na foto), mas também nova alegria. Foi então que sentei com alguns papéis sobre a bancada e "Alegria" nasceu. Era abril.
Alegria é na verdade uma variação do Onishi, que criei para a Carla Godoy e que tinha as pequenas pontas internas aéreas. Agora, acrescido de mais algumas dobras , ele ganha um desenho mais espaçado e com o detalhe das "bandeirinhas" de ligação como pano de fundo.
 O efeito vai depender da escolha de texturas e cores, podendo ser múltiplo. Abaixo, escolhi um papel com um ar meio retrô. A mim, agradam as estampas vintage que tenho encontrado frequentemente.
                                 atrás:
                                           diagrama

Para excelência no ajuste dos módulos, eles são alternados, para que o design ganhe equilíbrio, veja foto abaixo:

Repare que os módulos 1, 3 e 5 (bolsos)  estão ligeiramente abaixo dos módulos 2 e 4 (abas), recebendo-os.

T.: "Alegria é para você, esteja onde estiver e que sua vida continue repleta da mesma alegria que pude compartilhar.









4 comentários:

  1. Márcia, parabéns por mais uma linda criação, seus origamis são únicos, você tem estilo próprio! Quando vi a foto da estrela, já sabia que era sua! Beijo grande!!

    ResponderExcluir
  2. Rs, rs, Carla... obrigada. Você identificou logo, também porque te é familiar! Lembra da "Onishi", rs? Foi mais ou menos na mesma época. "Alegria", tem mais alguns encaixes, mas vc há de reparar que a sequência básica se mantém. Abraços alegres, rs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcia!

    Seus origamis são muito bonitos, com explicação. Gostei bastante de olhar cada um!

    Abraços.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Lucia. Fico feliz por seu incentivo!

      Excluir