LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

GENTE QUE DOBRA (modelos Zen Origami MK)

 GENTE QUE DOBRA MODELOS ZEN ORIGAMI MK

Galeria para exposição dos trabalhos de outros origamistas que dobraram modelos  Zen Origami ou alguma de minhas outras criações. Se você experimentou fazer  ou mesmo que tenha criado alguma variação, ficarei feliz em publicar aqui -  envie, por favor.
Kátia Origami que dobra moldurinhas lindas e outros modelos - entre eles, luminárias - dobrou também o Buda e acrescentou a ele modificações: fez outra cabeça, está com gola, sobre lótus e pérolas e lindamente emoldurado. Ficou mesmo muito especial nessa composição: 

Rosemary Browne mora em Vancouver e já dobrou vários de meus modelos. Em sua homenagem, criei até mesmo um com seu nome, já publicado na  Orison Magazine. Há pouco tempo, ela me enviou a foto da Estrela da Tribo dobrada por suas mãos. E olha que bonita: 

Jonicley Macedo reside na Amazônia e fez contato assim que viu a publicação do tutorial do Buda com papel circular. Gostou, mas como tantas outras pessoas, não é do círculo, gosta mesmo é de papel quadrado e para facilitar para uns tantos que também não dobram círculos, adaptou o passo a passo para papel quadradinho. E num dos modelos, colocou golinha. E olha o resultado como ficou bacana: 




Pirkko Pentillä mora na Finlândia e recentemente me escreveu, solicitando o diagrama do Lego. Contou das baixas temperaturas e eu lhe falei que já havia morado numa colônia finlandesa. Assim começou nosso contato. Pouco depois, ela me enviou fotos dessas  preciosidades dobradas num papel  fantástico. Obrigada, Pirkko, por dobrá-las tão lindas! 




Barth Dunkan (aka Magic Fingaz) tem sido parceiro em alguns bons trabalhos. Gostei muito quando para o Projeto Giramódulo, ele teve a original idéia de criar a "Zen Family". Abaixo, foto do morceguinho Bartolomeu, dobrado por ele para o desafio de WOD na MiniNeo e postado entre outros belos trabalhos em seu blog Ecorigami


Joelma é mesmo uma alma iluminada. Há trabalhos diferentes, incríveis no blog dela, mas não poderia imaginar tanta criatividade. Mandei alguns dos papéis Zen Origami para ela e olha só no que se transformaram: 



















Nemeton Kieran ficou encantada com Ray 1 e dobrou várias e várias dela. Montou um móbile delicioso ( excelente idéia), cheio de estrelinhas coloridas e gentilmente enviou as fotos para publicação. 






Nemeton Kieran, logo que publiquei foto do "Jazz" disse que gostaria de fazer um oribana com ele. Oribana  é o nome que se dá a Ikebana feita através de dobraduras de papel. Montei o passo-a-passo e o coloquei no blog. Ela batizou o trabalho da foto como "Oribana Tioku" e me presenteou com o privilégio de tê-lo visto antes que publicasse.
 Esse origami tem três linhas distintas que representam:
 o sol - a flor mais alta
a lua - a flor mediana
   a terra - a flor mais baixa.
Essa forma de construção não é atualmente tão praticada em função das regras rígidas de formas, simbolismos e métrica.
Para que o Jazz - feito com papel bem fino estampado como cesta de palha - tivesse o peso e firmeza necessários 'a oribana, ela confeccionou a base com dois octógonos de papel paraná revestidos com outro cuja padronagem imitando cobre, lhe confere um ar metálico. Uma argola também revestida foi usada como apoio para a base. 
As orquídeas são de um vídeo no youtube e as folhas ela fez "ao acaso" - e que acaso feliz - usou o papel de uma sacola que levava sabonetes artesanais, o que me faz imaginar o quanto são perfumadas!



Magic Fingaz, gostou de Noturna e fez uma variação dela. Na sua versão, ela ficou mais gordinha, mais cheia. Eu achei melhor assim, já que adoro formas arredondadas. Ele  parece ter preferência por dobrar animais. No seu site, é possível também encontrar o diagrama para outra coruja, muito bonita e criada por ele. 

Rui Roda é de Lisboa - Portugal e dobra modelos incríveis. Muitos de seus trabalhos eu não conhecia. e através de sua galeria, fico conhecendo vários modelos e autores. Vale a pena passar por lá e deliciar o olhar com tanta coisa bonita e variada.

Mélisande, da Suíça já dobrou outros modelos meus e recentemente tentou Mandela. A da esquerda segue a mesma proporção de papel que usei; na da direita, ela experimentou outra medida de papel, o que conferiu mais firmeza no encaixe dos módulos, resultando numa mandala mais consistente. Ficou ótimo!


Carla Onishi ( São Paulo) é uma pessoa especial para meus origamis: ela foi a primeira pessoa que dobrou um modelo que fiz e me deu a alegria de vê-lo publicado. Depois disso, me apaixonei por muitos dos deliciosos origamis que ela cria e oferece em seu blog, com tutorial super bem explicado. Outro dia, eu havia acabado de postar aqui o fotograma de Lunar e estava no Flickr, vendo algumas fotos. Resolvi mandar um email para ela. Pois quase ao mesmo tempo, vi postada a foto abaixo do Lunar, que ela dobrou assim que viu. Todo em azul, o que me fez lembrar a frase de Gilka Machado: 


"Azul é perfeição, é sonho, é ideal
azul é o brilho do mais límpido cristal".
ou

"Azul bendito de belezas tantas!

Azul nas flores mais delicadas,

azul nos olhos místicos das santas,
azul nos olhos mágicos das fadas,
azul nos olhos vagos das estrelas
... Sonhemos no azul que tudo nos permite
Bem-haja o azul da imensidade,
esse azul sem limite,
esse azul liberdade".



Mélisande, inspirada em Feminino Plural, criou a variação abaixo, usando um lindo papel hexagonal. O efeito ficou muito bonito e bem diferente dos primeiros "Feminino Plural". É adorável.

Gentilmente, ela disponibilizou o C. P. para quem quiser tentar: 
Os quatro trabalhos a seguir, foram dobrados por Himanshu Agrawal, da Índia e estão com excelente acabamento: papel, dobras e as  fotos que ele prontamente tirou e enviou, tão logo eu pedi.




     
É imperdível dar uma passadinha no site orukami e admirar os origamis gigantes que ele projetou para eventos corporativos e campanhas publicitárias. Só quem já fez um origami em proporção macro pode imaginar o trabalho que dá...os dele, são primorosamente dobrados.
Mélisande (Suíça) dobrou:

"Cute boxes created by Marcia Krone. Scroll down for tutorial.
From squares of duo kraft.
Left one is the basic model shown in the tutorial, except the paper is divided into 5, right one is divided into 6 and has Shen pleats." Mélisande
in 
http://www.flickr.com/photos/melisande-origami/8384726562/in/photostream/


Abaixo, duas caixinhas que não são modelos Zen Origami propriamente, mas que foram criadas por Mélisande a partir de Feminino Plural  e ficaram excelentes.
"Happened while I was trying to fold feminino plural box from triangle." Mélisande
in: 

"Folded from a square of 15 cm on the side of some origami paper. This model has some similarities with Stephen Hecht's Vase, but the paper on the corners is taken advantage of to make those columns that are distinctive of this model and also the bottom corners get folded beneath in a clever way." Georigami
                  in  http://www.flickr.com/photos/georigami/8349490217/
Márcia Krone's Feminine Plural

Irene Bulcão (Rio das Ostras)


 Vera Young (Niterói)





Carla Godoy ( São Paulo)






Carla Godoy (São Paulo)

       
 Raffaella Loffredo (Curitiba)




               
Carla Godoy: (São Paulo)
                           





                      


                                                   













6 comentários:

  1. Ola, Adorei o seu blog. Seu trabalho é muito lindo e caprichoso. Ja me tornei seguidora do seu blog. Quando puder, visite o meu. E participe!!! Comente!!! Suas ideias serão sempre bem vindas. Beijo, Rosane
    http://www.hospedagemparacaesemniteroi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. quero dobrar o cestinho Nair! Primeiro porque é lindo, segundo porque é funcional, terceiro porque minha mamãe se chama Nair!!! estou procuranto o tutorial ! beijo

    ResponderExcluir
  3. Carla, eu adoraria postar tutorial de todos, mas além de só saber desenhar diagramas 'a mão livre... cadê tempo para editar?
    Sempre que sobra algum eu aproveito para fotografar o passo a passo dos que posso, e todos estão com o marcador "pap". Acho que vc me deu uma idéia: hora dessas, vou trocar por "tutorial", assim, fica mais fácil para localizar. Bjs p sua Nair.

    ResponderExcluir
  4. Oi oi! Adorei estar nesse círculo de amigos que dobram seus modelos! Eu e muitos outros amigos estamos fascinados!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jhonny, eu é que agradeço por sua atenção em dobrar e me apresentar suas inovações no modelo! Volte sempre. Gratidão.

      Excluir