apresentação

apresentação

LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

DE OUTROS ARTISTAS

Ten Pointed Star - Philip Shen



Uma estrela chamada Zen
Essa foi "A" surpresa: Carla Onishi - que está sempre inaugurando caminhos em meu percurso, criou especialmente para mim. Quanta honra, hein? Eu amei a estrela - parece até que ela misturou propositalmente tudo o que admiro: formas diferentes (partiu do papel A4), pontas irregulares, versões diversificadas em frente e verso. Bem, Zen ficou toda linda, uma delícia de dobrar e com carinho transbordando em cada ponta. O tutorial está claro e bem explicado. "Bora" lá dobrar...E mais uma vez, obrigada, Carlinha!

Mimo que ganhei:
A leitora Briana me presenteou de surpresa com esse show de painel. Claro que assim, começar o ano, só pode ser bem-vindo!!!! Amei as cores, a insinuação de flores e o movimento. Obrigada, Briana Wicce


Árvore de Natal - desconheço a autoria
Vi uma foto desse modelo no Origami-Time, um espaço cheio de trabalhos primorosos. 
Lá mesmo,Cláudia Calandra posta o link para o tutorial.  Ontem, já bem tarde, resolvi fazer uma. 

Ficou assim. Uma pena não sabermos o autor desse trabalho em tessellation - tão bom de fazer e com um resultado simples e surpreendente!

Estrela Hideo - Carla Onishi Godoy

Essa estrelinha da Carla foi uma homenagem dela a Hideo e permite um sem número de variações. Há outras delícias várias, coloridas, diferentes, no blog dela que merecem ser vistas.


 E dobra daqui, dobra acolá, com pequeninas variações nas dobras, consegui o resultado abaixo: a estrela Hideo com borboletas...
verso:
e com as pontinhas do verso encaracoladas:

ou, para os que preferem um modelo menos arredondado, mantendo as pontas:
por trás fica assim:
Escolhi não fotografar todo o passo a passo, pois quando há diagramas desenhados disponíveis, acho que são imperdíveis. Os da Vera, são mais que alegres, coloridos, fáceis de entender, gosto muito. Optei por deixar ao leitor, a dança entre diagrama e fotograma, um pouco para lá, um pouco para cá e quem sabe nessa música, nasce alguma coisa nova?
Para fazê-la, siga o alegre diagrama feito por Vera Young respeitando as variações que fiz em algumas dobras,cujas alterações estão  no tutorial abaixo:


Simple Origami Kitty - Jacky  Chan

Eu o dobrei hoje para presentear uma amiga que adotou uma gatinha de rua amarela. Fiz pelo vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2JGRCVlNjd4.













One-piece de Ryo Aoki




JOGOS NEOCONCRETOS
Esse, é um trabalho desenvolvido por Elielton Queiroz Rocha, o "Telto" em parceria com a divisão de Arte Educação do MAC.

Várias experiências foram realizadas com formas, materiais e cores diferentes e depois , um novo jogo foi proposto: brincar com a sombra conseguida através das linhas e aberturas do papel. Os jogos neoconcretos, estabelecem um diálogo com as obras de arte expostas no Museu de Arte Contemporânea (Niterói) e no Museu de Arte Moderna (R.J.)

Partindo dos estímulos 'a arte singular e explosiva dos anos 60, esse trabalho recebe a marca dessa inspiração e segue sua própria direção, contribuindo para o Projeto de Arte Ação Ambiental,convidando para experiências coletivas de criação.

As fotos dos Jogos Neoconcretos são de autoria de Ao Leo e Virgínia Motta.



VERA ESTRELA - CARLA GODOY ( kusudaminha)
Origami adorável para dobrar.Fiquei encantada com a multiplicidade de formas 'as quais ele serve. Foi simples de dobrar, memorizei fácil e é daqueles modelos que incitam amor 'da primeira vista 'a última dobra - dá vontade de começar e não parar mais. Parece 'as vezes um peixinho, uma caixinha de jóias, estrelas, tantas e tantas coisas. Amei Carla, obrigada por tê-lo criado e ensinado também.



BUTTERFLY - RIKI SAITO
Essa pequena borboleta foi criada como marcador de livros por  Riki Saito. Ele costuma partir de uma mesma base e desenvolver diferentes modelos. Acho essa idéia bastante interessante, além de ser um ótimo exercício de dobras. Mas a borboletinha é tão linda, que ontem, ele postou o fotograma.
E eu jurei a mim mesma não dormir enquanto não tivesse dobrado uma. Valeu a pena.
                               
UM ORIGAMI que ATRAVESSOU o TEMPO:

 Essa pequena estrelinha, tem uma história muito interessante: eu a ganhei  há pouco tempo de uma amiga que hoje, tem mais de 70 anos. 
Ela contou que era ainda criança e acompanhava o pai numa festividade que recebia os expedicionários, no fim da segunda grande guerra. A cerimônia acontecia nas ruas do Rio de Janeiro, e ao lado dela, uma senhorinha já muito idosa, estava com as netas. Enquanto aguardavam, ela usava as serpentinas que alegravam a festa para dobrar e fazer estrelinhas. Fez uma, duas, várias. Distribui-as entre as netas. 
Minha amiga, Neuza, maravilhada, olhava desejando ter uma, mas sem coragem de pedir. E a senhora, sequer a notou. 
Neuza continuou olhando, quem sabe aprendia... mas a senhora tinha mãos que trabalhavam rápido, parecia mágica. Após muitas estrelas feitas e guardadas, finalmente, a avó se levantou para sair com suas crianças e... uma estrelinha de serpentina caiu no chão. Neuza-menina viu, mas não disse nada. Esperou que se afastassem e com as mãos rápidas de encantos e infâncias, pegou o origami e o guardou no bolsinho do vestido. Foi como conseguiu ter uma.
Mais de sessenta anos passaram-se e a estrelinha permaneceu sonhando dentro de um livro em seu baú de guardados. Até que eu comecei a fazer origamis. E um dia, ela abriu o baú e a tirou de lá. E me deu.
Essa estrela tem o poder de chegar de um modo totalmente inesperado e trazer alegria. Ela surpreende.
Juro que tentei dobrá-la, ou melhor, reproduzi-la, mas ainda não consegui. Pensei em desdobrar um pedacinho para entender como foi feita, mas o papel tem história... está ressecado, tem as marcas do tempo, não aguentaria. Resolvi deixá-la inteira, não poderia ser de outra forma. E agora, em meu atelier, ela está comigo. Ela e esse envolvimento que traz. 
Se alguém conhecer esse origami, eu adoraria saber de onde vem, quem a criou,como se faz,  qual o seu nome. Alguém me diz?
Agora vou dormir. Boa-noite, avozinha que dobrava; boa-noite, Neuza; boa noite, linda estrelinha.

*********************************************************************************

 LEMON TWIRL _ KRYSTYNA  BURCZYK 
conheci-o através do FLICKR de GAILPRENTICE e me apaixonei, foi paixão 'a primeira vista. Acho-o totalmente diferente de tudo o que já vi.

                             



*********************************************************************************
COELHINHO DEDOCHE 
(abril 2012)- esse coelhinho, aprendi graças ao Marcio, que o havia ensinado num encontro de origami. Achei lindo desde a primeira vez que vi. Virou "febre": fiz vários.No início de abril, usei-os como ponteira de lápis e transformei em presente de Páscoa.


Acho uma pena quando gosto de algum modelo e não consigo descobrir o nome do designer, porque em geral, há origamistas que possuem uma linha de criação, onde quase tudo me agrada, e eu gostaria de conhecer novos trabalhos. Não sei quem criou esse coelhinho, mas o diagrama dele pode ser visto em: http://origamii.wordpress.com/2009/03/31/menina-bonita-do-laco-de-fita/


*********************************************************************************
 HONE
- desconheço o nome do autor,
 mas o tutorial, pode ser encontrado aqui


esse pequeno origami  foi dobrado em craft que pintei com tinta para papel, tonando-o mais semelhante a uma galinha de Angola

*********************************************************************************
BABY PANDA JACKY CHAN
diagrama aqui



Não foi complicado para dobrar e é uma gostosura. No site dele, linkado acima, está o passo a passo de modo muito bem explicado.