LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

13 agosto 2016

RIO 2016

RIO 2016
Sequer pensara em ir à abertura das Olimpíadas, mas na véspera, ganhei um convite, e então... claro que fui! A oportunidade de estar no Maracanã com primos queridos que não vejo com a freqüência que gostaria e mais um espetáculo de luzes, cores, sons, etnias, traços, diferenças, bem ali, ao alcance da mão -  já que assisti de um  num lugar excelente -  era imperdível.
A hora do hino,  pura emoção, das vezes em  que o nó na garganta foi mais forte que a voz lutando por sair. E para todos que como eu, questionaram se o momento pelo qual passamos condiz com sediar os jogos, deixo "Meu coração brasileiro" num texto de Alexandra Lucas Coelho, que ilustra divinamente o que penso. 
Sobre a grande festa do dia 5 de agosto, já  há fotos, vídeos e artigos espalhados pelos jornais e revistas do mundo, mas aqui quero falar especialmente da "chuva" no final da abertura.
Milhões de pequenos pedaços de seda despencaram por todo o Maracanã, caindo de levinho e por tempo suficiente para que antes da saída, estivéssemos todos nós cobertos de cor.
Origamista que se preza, não pode ver papel sem pensar naquilo... Os que convivem comigo, já nem se incomodam tão acostumados estão. Bem, recolhi alguns das cadeiras, do chão e guardei para uso futuro. O papel, extremamente fino, era difícil até de segurar, pois deslizava na pressão dos dedos e não tinha medidas comuns. A primeira mandala que fiz, levei-a depois a um jogo de Handebol masculino, na Arena do Futuro. Segue uma foto, único registro, pois até guardada, a mandala amassou. Quem olhar bem na minha mão sobre o azul da bandeira, vai vê-la quando ainda estava inteira. 
Mas não desisto fácil e apesar do desafio da gramatura e das pequenas medidas (1,7 x 5,7cm), dobrei a seda. E saiu assim:
O nome, não poderia ser outro: Rio 2016. E para quem quiser se aventurar, desenhei um esboço do diagrama.. 
 Boas dobras e "comida, diversão e arte"  para todos nós! 

2 comentários:

  1. Nora Nardacchione, me gusta el diagrama yla foto del mandala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nora, que prazer tê- la por aqui. Fique à vontade, passeie pelos modelos e leve o que quiser. Volte sempre para uma visitinha, ok? Beijocas, Márcia.

      Excluir