apresentação

apresentação

LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

19 abril 2016

MANU

MANU
 Há poucos dias atrás vi a imagem de papéis coloridos, cortados em triângulos isósceles para venda. A foto foi postada por Manuel Carrasco. Quando tentei dobrar com triângulos pela primeira vez, confesso que achei quase impossível. É como se entre ângulos e lados não houvesse diálogos possíveis.
À imagem dos papéis coloridos  somava-se uma observação sobre o fato de não serem equiláteros, o que torna as dobras ainda mais complicadas. Mas... olhei como desafio. E só depois recordei que há três anos atrás, aqui mesmo no blog, eu já criara a mandala  "Um céu de origamis" a partir de triângulos e cujo tutorial pode ser visto aqui
É que são muitas postagens, somadas a trabalhos que ainda nem publiquei e se não olhar com atenção, demoro para saber como cheguei àquela solução. Fiz também uma série bem simples de pássaros.todos em papel triangular. 
Então, após ver a postagem resolvi fazer algumas experiências com o triângulo isósceles.
Primeiro foi um anel, depois uma tentativa frustrada de caixinha e um pássaro milhões de vezes simples:
Mas, longe de estar satisfeita, continuei tentando. E então obtive um resultado um pouco mais feliz: um beija-flor!
Os ângulos da base formam as asas enquanto o ângulo do vértice utilizei para fazer o bico..
E por ser Manuel Carrasco quem de certa forma despertou em mim o desejo por dobras com papel triangular, o nome do beija-flor ficou "Manu", em homenagem a ele!

2 comentários: