LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

24 fevereiro 2015

UMA CADEIRA CHAMADA POESIA - suporte - como fazer

Alguns leitores me escreveram com algumas dúvidas na montagem dos pés na cadeira que ensinei na postagem anterior ( entre elas, a medida para as pernas que já corrigi: para a cadeira cujo assento e espaldar fiz com 15x15cm; cada uma das duas tiras que constituem as pernas, tem 22cmx5cm - mas você também pode fazer com as pernas mais altas ou talvez mais finas, fique à vontade). Enviei novas fotos explicativas por email e vou editá-las para publicar também aqui. Enquanto isso, hoje, finalizaremos a cadeira, fazendo o apoio para pés e o suporte do assento. Pode-se optar por montar a cadeira com apenas um deles, mas com os dois a firmeza é absoluta.
 TUTORIAL:
Para o suporte logo sob o assento usei uma tira de papel de 4 x 28cm. 
O mesmo para o suporte dos pés.

1 - as dobras iniciais nesse retângulo serão as mesma que fizemos para as pernas ( veja postagem anterior), portanto na foto, já começo com o retângulo dobrado.
2 - a foto mostra as dobras que nos darão os encaixes.
3 - como a dobra se inicia
4 - a tira toda marcada
5 - IMPORTANTE: quando dobramos o papel, devemos pensar em sua gramatura e no volume que forma, portanto, as medidas dadas, são relativas, mas é indispensável que a parte marcada nos 4 trechos seja sempre a mesma e idêntica à distância que desejamos entre as pernas da cadeira - no meu caso, cada trecho marcado ( sem as dobras do encaixe) media 4,0cm.
6 - o ponto amarelo mostra o início da tira e onde será conectado. Ele funciona como um gancho a ser embutido .A princípio, poderia ser em qualquer das pernas, mas preferi começar pela de trás. Pode-se colocar bem próximo ao assento ou deixar para deslizá-lo na altura desejada após todos os encaixes terem sido feitos.
7 -  a segunda perna traseira recebe o encaixe de acordo com a foto.
8 - traga com cuidado a tira para frente e faça na outra perna da mesma forma.
9  e 10 - finalmente encaixamos o final da tira terminando no mesmo local do início ( ponto amarelo e violeta).
11 - base do assento conectada, a outra tira será usada para o apoio dos pés. 
12 e 13 - o encaixe será exatamente como o da outra tira, e você escolhe a altura em que deseja colocá-lo.

Uhuuuuuuu....... agora sim, sente-se e descanse. Pode contemplar sua cadeira e fazer novas, em outras alturas e cores. Vamos lá?

Nenhum comentário:

Postar um comentário