apresentação

apresentação

LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

22 fevereiro 2015

UMA CADEIRA CHAMADA POESIA - assento - como fazer.

Essa cadeirinha tem sido  tão querida que virou fruto de infindáveis pedidos:
 "- Ensina para mim?"  
No momento, em meu tempo livre, ando muito envolvida com linhas e agulhas e pouco próxima aos papéis. 
Fases... 
Os origamis ficarão aguardando seu momento. Sigo meus ciclos e seus  desejos. Mas queria continuar demonstrando meu carinho pelos leitores, então, publicarei alguns modelos que vocês já conhecem, mas cujo tutorial já prometido eu ainda não havia editado. 
Essa cadeira chamada poesia já havia sido postada aqui, logo que a criei. Então, resolvi agora, ir postando a cada dia o fotograma de uma das partes ( assento, pernas, suportes) e dos encaixes (ela dispensa uso de cola e fica firme sim!). No início, ela não era ainda muito segura, mas com um pouco mais de estudo, cheguei aos suportes horizontais para apoio de pés,  e ela ganhou total firmeza.

Hoje, segue a parte maior e mais trabalhosa, o restante serão tirinhas de papel que se encaixam perfeitamente às entradas que faremos aqui. Usei papel 15x15 para esse modelo. Parece trabalhoso, mas à medida que a gente dobra, vê que não tem muitos segredos. E da mesma idéia, desenvolvi a mesa, banquinhos, divã, escada, cama, também aqui no blog, ou seja, se você aprender a base e as pernas, pode usá-las para criar toda uma mobília. Vamos lá? 


  TUTORIAL:  

passos 1 a 3 - o papel é dividido em 16 partes de igual tamanho.
            4 - visto pela lateral, as dobras deverão ter esse design.
            5 e 6 - trabalhando as partes superior e inferior, as pontinhas marcadas serão embutidas, nas duas extremidades do papel.
            7 - mostra como fica.
            8, 9 e 10 - Vamos marcar para obter a divisão entre assento e apoio das costas. Faça isso com um ângulo de 90°, vinque e desfaça, deixando a marca por enquanto.
            11 e 12- Vire o papel e faça as marcações indicadas - descendo as abas que restaram e também embutindo as pontinhas -  assim,  o modelo ganha melhor acabamento.
            13 - ainda com o papel visto pelo verso, refaça a dobra de 90° do passo 10.
            14 - tchan, tchan, tchan, tchan.... uhuuuuuuuuu, você conseguiu!!!! Quase já dá sentar-se e aguardar as instruções que darei para as perninhas.

NOTA ADICIONAL:
As imagens abaixo fiz a posteriori para elucidar dúvidas de leitores que  me enviaram email pedindo ajuda. Elas mostram com mais detalhes, as dobras que irão arredondar as pontas do assento e do espaldar  e também como é feita a conexão das pernas ao corpo da cadeira, através de fotos tiradas em novos ângulos. Ou seja, não é o tutorial oficial, mas serve para que os que ainda não tem muito tempo e experiência com as dobras possam fazer sua cadeira também.




     




2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá, Ronald! Eu adoro compartilhar e mesmo com tanta gente curtindo a cadeirinha, só não fizera antes, pelo tempo que demanda editar o tutorial, mas enfim... está aí, fotogragada e compartilhada para quem quiser. Quando dobrar a sua, mande uma foto, ok? Vou amar vê-la!

      Excluir