LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

22 dezembro 2014

PULSAÇÃO

Em tempo de preparo para festividades espalhado por todos os cantos, chegou "PULSAÇÃO". Não tinha nome essa mandala, mas tenho visto diariamente os entardeceres da minha janela tingindo a paisagem em tons diversos. O Universo pulsa, alheio (ou não) à correria urbana da civilização, para ele, dia 31 ou dia 1; 2014 ou ano novo, são apenas linearidades, pontos de uma mesma seqüência, escala, movimento. Ele tem ritmo próprio e caminha, faz arte, se transmuta a todo instante.
Na passagem de um a dois minutos, assisto essa paisagem, assim, sentada na sala, simplesmente apreciando da janela.
Recebi dia desses uma linda mensagem de Rosemary Brownecom fotos de uma das mandalas cujo tutorial postei aqui e que foi dobrada no hospital pelos pacientes com os quais ela  desenvolve um trabalho terapêutico. Sobre isso, brevemente farei uma postagem. 
E eu, que adoro a sensação de frio na pele, vi a neve através da janela onde ela fez as fotos. Na hora, com vontade de arrepiar,  pensei:
-Ah, que delíííííícia!!!!
Estamos no início do verão aqui e parece que já chegou à vapor - para mim é complicado, mas em compensação, essas paisagens que o céu vai formando e que se sucedem como uma película, gratuitas, incríveis, diárias, me trazem inspiração. Olho e agradeço. De novo olho e agradeço. E enquanto isso, me veio:
"O Universo pulsa".
Pulsação, nasceu assim.

TUTORIAL
 Essa mandala é feita com apenas 4 quadrados de papel, que, uma vez cortados na diagonal, vão geral os 8 triângulos que a integram. Os passos iniciais são inspirados na mandala "Céu de Origamis", meu primeiro trabalho com papel triangular se bem me recordo, rs. Para quem está começando a experimentar os triângulos, oriento  a dar uma passadinha em "Para um menino que está indo embora" onde mostro a forma mais fácil de obtê-los a partir do quadrado.
No tutorial abaixo, já com os triângulos cortados, é só seguir.
8 - na foto, PULSAÇÂO aparece vista pelo verso, assim como na foto abaixo, Porém, virando-a, obtemos o resultado apresentado na foto 9 ( final)




E para os amantes de variações, ainda é possível com poucas alterações obter mais um tipo de PULSAÇÃO:



 TUTORIAL ( variação)
Até o passo 5 o processo é o mesmo do tutorial mais acima, depois, siga a partir daqui.




2 comentários:

  1. Respostas
    1. Joana Lourenço, experimente sim: ela usa quase nada de papel e se faz super rápido! Bjs e Feliz Natal

      Excluir