apresentação

apresentação

LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

18 novembro 2014

DE SOBRAS & DOBRAS

"Contribuindo com o desenvolvimento sustentável do planeta, as mandalas criadas por Márcia Krone e dobradas juntamente com Tânia Sant'Anna, Márcio J. Galvão, Martha Pereira e Conceição Barros, buscam pela via da arte desconstruir nosso olhar sobre o cotidiano e propor o ato criativo com papéis garimpados da coleta seletiva e reutilizados na confecção dessa forma milenar, cercada de conteúdos simbólicos que remetem à integração e ao equilíbrio. Para o exercício da consciência ambiental através da arte o tutorial de alguns trabalhos da exposição estará disponível em breve no site da autora do projeto."
A idéia  foi fazer a ornamentação no coreto do Campo, que também tem formato de mandala, integrando a segunda edição da  Tomada Cultural de Niterói, que reúne artistas de diversos estilos, com apresentações de teatro, música, dança, poesia, literatura, documentários e artes visuais.




Porém, chovia e enquanto começávamos a colocação das mandalas,  o evento foi cancelado devido ao tempo.

Mesmo que com visão parcial, o início do trabalho já nos mostrava que o visual ao fim seria bom quanto imagináramos. Então, fizemos alguns registros  para poder compartilhar com  leitores e amigos.
Dessa forma, ao menos dá para imaginar o que seria o resultado.
Instalaríamos 72 móbiles com número variado de mandalas nos janelões e mais 16 fios no círculo central. Todas autorais feitas com o módulo de InfinitOrigami ("Lego" em  papel quadrado) e  com triângulos e retângulos resultantes do corte dos catálogos e folhas, aproveitando assim inteiramente todos os papéis utilizados no projeto, sem desperdício ou perdas.


Tânia Sant"Anna :"não chove, não chove, rs"
Marcio Jorge Galvão
Conceição Barros

Eu e as dezenas de mandalas aguardando 


Martha Pereira no centro delas.
Mandala iluminada...



Recolhendo....



E apesar da chuva, aparecia gente: na foto abaixo, o estímulo da instrutora de Yoga Kátia conversando com Tania. Houve também visitantes que pediam para comprar os trabalhos, mas saíam felizes quando dizíamos que faríamos melhor: no blog, gradualmente será publicado o tutorial de algumas.








Mandala sobre minha janela de mandalas...










E numa foto de Conceição Barros, nós, com nossas varas de pescar estrelas, já sonhando com o dia em que as mandalas irão para outro  espaço , colorir a vida.Aguardem...








5 comentários:

  1. Adorei as fotos! Pena que não pudemos concluir a instalação.
    Vlw Márcia...!
    Vlw EQUIPE ZEN ORIGAMI...!
    Marcio J Origamus

    ResponderExcluir
  2. é maravilhoso seu trabalho, parabéns mais uma vez.... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris: comentário de restauradora faz com que eu fique "me tintin""

      Excluir
  3. Respostas
    1. É, Joana, eu também acho que os movimentos combinam com mandalas. Bom que gostou!

      Excluir