LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

12 julho 2014

PROJETO GIRAMÓDULO - GALERIA 7 - InfinitOrigami

Logo que comecei a perceber que o Lego servia para uma variedade de origamis, achei que estava enlouquecendo: todas as vezes que o dobrava, resultava em alguma nova produção!!! E foi a tal ponto que o estímulo para continuar fazendo meus estudos, continua acontecendo. Diariamente! 
Eu diria que "isso pega" e já avisei aos participantes que não me responsabilizo por terem sido contagiados pela "legomania". É assim mesmo! Começa como uma brincadeira e depois não dá vontade de parar. Quem não quiser o risco, melhor nem tentar!
Acontece também  - o que em origami não é incomum - de duas pessoas criarem uma peça muito semelhante ao mesmo tempo. Sincronicidades. Eu mesma, achei em certo momento que criara um coração muito simples, mas do qual gostara bastante. Postei-o com o nome de L'amour, porém, algum tempo depois, descobri que ele já existia, conforme publicação em revista, num tempo bem anterior. Entrei em contato com a autora e retirei do blog o tutorial, fazendo uma nota explicativa do fato. São questões éticas por vezes atropeladas, mas que necessitam consideração e respeito.  
Desta vez, foi uma imensa coincidência entre dois origamigos por quem tenho grande admiração e com tamanho talento, prestígio e exercício de criação constante que não deixam dúvida sobre sua originalidade: pela manhã, recebi fotos de uma foca criada com Lego por Carla Onishi. Pouco depois, Rui Roda, sem saber de nada, me enviou também uma foca feita com a unidade. São parecidas, mas não idênticas. Já houve entre ambos aproximação no design de uma mandala, mas que também não era a mesma. Não foi variação de um para outro, já que não conheciam os trabalhos. E eu estava intermediando o que criaram. Ambos se admiram e quando comuniquei, o comentário deles a respeito do outro, esse sim, foi idêntico: "admiro muito esse(a) origamista - ter um trabalho parecido é motivo para que eu me sinta honrado(a)!  Abaixo, foto das focas, o que também mostra como com o mesmo módulo, ainda assim as abordagens e olhares são próprios a cada artista.
Esta galeria tem uma característica muito particular: por ter recebido  vários trabalhos novos, escolhi selecionar para cá,  apenas criações de pessoas que já tiveram trabalhos seus expostos em  galerias anteriores, mas, seduzidas pela versatilidade do Lego, não resistiram a inventar novos modelos, para o deleite de nosso olhar. 
FLAVIANE KOTI - BÚZIOS - R.J. BRASIL
modelo: KUSUDAMA ZEN


CARLA ONISHI - SÃO PAULO - S.P - BRASIL
modelo: FLOR DE LIS
"Seu Lego não sai da minha mente". Carla
CARLA ONISHI- SÃO PAULO - S.P. - BRASIL
modelo: FOCA
 CARLA ONISHI - SÃO PAULO - S.P. BRASIL
modelo: SHURIZEN


 RUI RODA  - LISBOA- PORTUGAL
modelo: FOCA

CARLOS BOCANEGRA - BUENOS AIRES- ARGENTINA
modelo: CRASSULA




5 comentários:

  1. Estou cada vez mais encantada com o origami! Que trabalhos maravilhosos!!! Parabéns a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. Sincronicidade com Rui Roda? Isso tem outro nome: Honra. Assim como é honra participar deste maravilhoso projeto que estimula a criatividade e difunde o amor pela arte do origami. Estou me divertindo demais! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Como vocês dizem, querido povo irmão, assim fico sem jeito!! :) A Honra é toda minha, querida Carla! Sabes bem como admiro o teu trabalho, Rainha das Mandalas!! :)) Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tanta coisa linda por estas galerias!! Parabéns a todos e particularmente à Márcia por esta unidade Lego tão inspiradora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rui: as galerias tem sido um lugar delicioso para passeios. Há mesmo coisas lindas. Agradeço seu estímulo, e isso inclui a todos os participantes que vestiram a camisa e criaram maravilhas. Você também! Obrigada.

      Excluir