LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

15 setembro 2012

MAC - Niterói

Esse kusudama, criei em homenagem a Oscar Niemeyer, inspirada nas linhas de sua arquitetura. Foi dobrado com papéis produzidos no Projeto Arte Ação Ambiental do Museu de Arte Contemporânea (MAC-Niterói) onde são realizadas oficinas com crianças e jovens da comunidade em busca de profissionalização e educação artística e ambiental.O prédio onde fica o MAC- Módulo, espaço destinado 'a Arte-educação,  foi projetado por Oscar Niemeyer com belíssima vista em imensas janelas de vidro para a Baía da Guanabara. 


Em alguns outros momentos, eu pensara a idéia de utilizar papel reciclado para as dobraduras. Guardei umas poucas folhinhas, achei-as maleáveis demais a princípio e ao mesmo tempo, eram tão lindas, que esperavam pacientemente o momento em que o modelo certo se aplicaria a elas. O tempo passou e continuam na pasta de papéis por usar. 
Quando trabalhei com o pessoal do projeto, descobri que eles fazem lá papel artesanal, com folhas, sementes e plantas colhidas na própria comunidade. Então, resolvemos experimentar algumas folhas. O resultado fala por si só.





Durante os meses em que estive desenvolvendo o trabalho lá, tive a oportunidade de muita arte e muitas fotos.

foto: Rodrigo Rique









Nenhum comentário:

Postar um comentário