LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

28 agosto 2012

KUSUDAMA MALALU

Martha Lúcia queria um origami. Ela me perguntava quando teria um com direito a postagem no blog. Eu já havia pensado nisso fazia um bom tempo, mas queria fazer um que fosse "O" dela. Essas coisas não acontecem assim, procuradas. De repente, um dia, quando não se pensou em nada, vem uma idéia que parece nascida do nada e você sabe de imediato para quem é aquilo. Assim surgiu "Malalu". Esse é um apelido carinhoso, que nasceu, quando Mariana, sua afilhada, ainda bem pequena, tentava chamá-la e tudo o que saía era um som parecido com isso: "Malalu". Bem, Malalu, aí vai, com afeto para você. Seu origami só saiu agora, porque precisava ser especial.




Quando Malalu nasceu eu sabia que ele me fazia recordar algum que eu já vira, mas não lembrava qual. Hoje, fui pesquisar. Ele me recorda bastante o Luminous, do magnífico Makoto Yamaguchi e até mesmo o Breeze. Ainda assim, Malalu segue um processo completamente diferente de ambos e vai resultar num design também próprio.
Há poucos dias, no Flickr, quando DRIX (Andrey Hechuev) viu Malalu, falou da similaridade entre ele e um kusudama de sua autoria, o Blooming Sphere 2012.Há coisas em comum sim. 

TUTORIAL:
O kusudama é feito com 6 módulos, sendo que para cada um deles, usa-se dois tipos diferentes de papel para o efeito de contraste. Quem já olhou ou dobrou "Pirilampo", pode verificar que do passo 1 ao 18, todas as dobras são exatamente as mesmas.







3 comentários:

  1. Me encanta este modelo de Kusudama, muy original.
    Felicitaciones!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Claudia: já estou montando o diagrama!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por compartilhar seu trabalho!

    ResponderExcluir