LIVRO ZEN ORIGAMI

Mandalas in action integrantes do LIVRO "ZEN ORIGAMI" no qual estou trabalhando.

05 fevereiro 2012

ECLIPSE

ECLIPSE

Eclipse na astronomia, é sinônimo de obscurecimento parcial ou total de um astro, pela interposição de um outro. O termo vem do grego e pode ser traduzido por abandono. Na China, acreditava-se que durante o eclipse um dragão devorara os astros, enquanto para os hindus, era como uma resposta pela denúncia aos deuses do roubo do vinho e da imortalidade. Ainda entre os chineses, era costume tocar os gongos nessa passagem, com o intuito de afastar  para muito distante o devorador. Na Roma antiga, tochas eram acesas na ocasião dos eclipses, e pedindo pela vida, eram elevadas na direção do céu. 
Esse origami, tem arestas que ficam encobertas, só deixando apreciar uma pequena silhueta das mesmas, o que deu origem ao nome, e de alguma maneira,  remete a um gongo - que cumpra também sua função.



Pequena variação: apenas algumas pontas em cachos. Desde que aprendi o curler ( a primeiro origami que tentei dobrar na vida),as pontinhas enroladas me atraem, e vou distribuindo algumas aqui, outras lá, sempre que o modelo permite


1 - Com uma dobra-vale, vinque o papel ao meio.
2 e 3 - Faça uma do bra-vale de cada lateral até o vinco anterior.
4- Com uma dobra-montanha, vire a ponta inferior para trás, de ambos os lados.


5- Veja como fica.
6-Agora marque, dobrando conforme a foto: as duas diagonais em montanha; a vertical superior em vale e a inferior em montanha.
7- O módulo está pronto e não há necessidade de fazer o próximo passo, se você prefere as linhas retas.


8- Com uma pequena varinha enrole a ponta direita (no sentido anti-horário) e a ponta esquerda ( no sentido horário). 


9- Encaixe os nove módulos: a ponta do módulo 'a direita no bolso do módulo 'a esquerda. Na frente e atrás, um a um.








Nenhum comentário:

Postar um comentário